Arquivo

Negócios? Delegação do sudoeste asiático virá ao Rio Grande do Sul. Santa Maria na rota

Entre os dias 4 e 8 de julho, um grupo de diplomatas do sudoeste da Ásia virá ao Rio Grande do Sul. Serão seis representantes daquele grupo, composto de 10 nações, e que fazem parte do corpo diplomático, em Brasília. Acompanhará a delegação o deputado petista Paulo Pimenta, e entre os locais visitados estará a boca do monte, como informa material enviado aos veículos de comunicação pela assessoria de imprensa do parlamentar. Confira, a seguir:

 

“Pimenta acompanha comitiva oficial de Embaixadores da ASEAN ao Rio Grande do Sul

 

Entre os dias 4 e 8 de julho, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) acompanha a visita oficial ao Rio Grande do Sul de seis Chefes de Missões Diplomáticas da ASEAN (Associação de Nações do Sudoeste Asiático) no Brasil. O bloco é composto por 10 países e segundo Pimenta, proponente da criação do Grupo Parlamentar Brasil-ASEAN, são grandes as possibilidades de parcerias entre os gaúchos e os asiáticos. “A ASEAN funciona como uma espécie de Mercosul do sudoeste asiático”, explica Pimenta.

 

A viagem tem o objetivo de incrementar as relações comerciais e culturais entre o estado e os Países do Sudoeste Asiático, e vem sendo discutida desde janeiro quando o parlamentar santa-mariense foi recebido pela Embaixadora da Tailândia no Brasil, Senhora Siree Bunnag. Os representantes da Tailândia, Myanmar, Filipinas, Malásia, Vietnã e Indonésia visitarão Porto Alegre, Santa Maria e Bento Gonçalves. A agenda está sendo organizada pelo deputado Paulo Pimenta e pela Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais através do secretário Nelson Proença.

 

Em Porto Alegre, nos dias 4 e 5, os Embaixadores terão um encontro com a governadora Yeda Crusius e com o prefeito José Fogaça. A agenda prevê, também, uma audiência com o deputado estadual Frederico Antunes, presidente da Assembléia Legislativa. Na capital, ainda, acontecerá uma reunião de trabalho na FIERGS, e um encontro com lideranças das cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul coordenadas pela CCGL através de seu presidente Caio Vianna.

 

Dia 6, em Santa Maria, segunda cidade do roteiro, a comitiva cumprirá agenda na UFSM, onde será discutida uma série de possibilidades de intercâmbios numa ação coordenada pelo reitor Clóvis Lima. A prefeitura municipal oferecerá um almoço com lideranças e empresários locais. Na cidade ocorre, também, uma série de encontros com o objetivo de identificar possibilidades de parcerias e negócios.

 

No dia 7, já em Bento Gonçalves, os chefes diplomáticos participam de encontros com representantes dos setores moveleiro e vitivinícola. “Trata-se de uma oportunidade de grande significado na perspectiva de buscarmos uma aproximação entre o Rio Grande do Sul e o sudoeste, região de intensa atividade econômica e de interesse estratégico para o Brasil”, afirma Pimenta. “Os países do Mercosul já definiram dentro de suas prioridades uma aproximação com a ASEAN e nós queremos que nosso estado seja protagonista desse desenvolvimento”, enfatiza o parlamentar gaúcho.

 

Fazem parte da comitiva: Paulo Pimenta, coordenador da frente parlamentar Brasil-ASEAN; Senhora Siree Bunnag, Embaixadora da Tailândia; Senhor Htein Win, Embaixador de Myanmar; Senhora Teresita Barsana, Embaixadora das Filipinas; Senhor Dato Ismail Mustapha, Embaixador da Malásia; Senhor Nguyen Thac Dinh, Embaixador do Vietnã; Senhor Bali Moniaga, Embaixador da Indonésia. A Embaixatriz Myint Myint Win, esposa Embaixador de Myanmar, o Diretor do Escritório Comercial da Tailândia em São Paulo, Senhor Boonnam Kulrakampusiri, a Primeira Secretária da Embaixada da Indonésia, Senhora Rospinda Uliani Saragih, a Primeira Secretária da Embaixada da Tailândia, Senhora Suchada Makara e o Professor da USFM Somchai Ansuj também fazem parte da comitiva.”

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo