AssembleiaEstadoSanta MariaSaúde

SAÚDE. Hospitais filantrópicos têm ‘Dia D’ na capital. Na AL, Valdeci fala sobre situação da Casa de Saude

Valdeci participou da manifestação dos hospitais filantrópicos e também papeou com…
Valdeci participou da manifestação dos hospitais filantrópicos e também papeou com…

Uma manifestação de representantes dos hospitais filantrópicos, descontentes pelo não recebimento dos recursos do Governo do Estado, aconteceu nesta quarta-feira, na capital. Entre os participantes, funcionários da Casa de Saúde de Santa Maria, e também o deputado Valdeci Oliveira, que tratou do caso específico no plenário da Assembleia.

Para saber mais de tudo isso, confira o material distribuído pela assessoria de imprensa do parlamentar, que é também o presidente da Comissão de Saúde do parlamento. O texto e as fotos são de Tiago Machado. Acompanhe:

Valdeci cobra recursos para hospitais

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) participou, nesta quarta (13), do “Dia D da Saúde”, manifestação organizada pela Federação dos Hospitais Filantrópicos e Santas Casas do Rio Grande do Sul em protesto ao corte de recursos na saúde promovido pelo governo do Estado. O ato contou com a presença de funcionários de hospitais de várias regiões, entre eles os servidores da Casa de Saúde de Santa Maria. Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, Valdeci afirmou na manifestação que a precarização da saúde pública gaúcha atinge diretamente a população mais pobre. “A população mais necessitada é a que depende do SUS. Por isso, é muito grave a paralisação em curso de serviços essenciais”, afirmou.

…funcionários da Casa de Saúde de SM, cuja situação foi lembrada por ele, na tribuna da AL
…funcionários da Casa de Saúde de SM, cuja situação foi lembrada por ele, na tribuna da AL

Casa de Saúde – Depois de participar do ato público, Valdeci foi à tribuna da Assembleia Legislativa para expor a situação vivenciada pela Casa de Saúde, que está incluída na lista de hospitais que estão sem receber boa parte dos recursos devidos pelo Estado desde o início do ano. “O hospital está sendo obrigado a fazer empréstimos bancáriospara pagar a folha salarial. Nenhum recurso relativo a ações de saúde mental foi repassado neste ano”, afirmou.

Explicações – Diante da situação dos hospitais, Valdeci e mais quatro deputados protocolaram um pedido de convocação do secretário estadual de Saúde, João Gabbardo, na Comissão de Saúde da Assembleia. Ao tomar conhecimento do requerimento, o líder do governo no Parlamento, deputado Alexandre Postal (PMDB) solicitou a Valdeci que retirasse o pedido em troca do comprometimento da presença de Gabbardo na Assembleia sem a necessidade de convocação. “Fui sensível ao pedido do Postal e vamos protocolar, na próxima semana, um convite para a vinda do secretário. Confiei na palavra do líder do governo e espero com muita expectativa as explicações do Executivo. Vamos cobrar a retomada das negociações com os hospitais e municípios, já que no momento o diálogo está rompido. E isso não é nada bom”, acrescentou o deputado. “

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo