PrefeituraRegiãoSanta MariaSaúde

SAÚDE. Prefeituras da região, exceto Santa Maria, querem que a Ebserh administre o Hospital Regional

O Regional (foto) vai desafogar o atendimento do HUSM e oferecer uma alternativa
O Regional (foto) vai desafogar o atendimento do HUSM e oferecer uma alternativa

O que falou mais alto, na posição tomada pela quase totalidade das prefeituras da Região (com exceção da santa-mariense, ainda filiada, mesmo que não assuma, à ideia do deputado Osmar Terra, de entregar a gestão do Hospital Regional a uma instituição filantrópica), que querem o início das atividades o quanto antes do Hospital Regional, com a administração da empresa pública federal que já administra o Hospital Universitário?

Muito provavelmente, imagina o editor, pelo que é mais óbvio. Isto é, a capacidade gerencial já comprovada e a agilidade demonstrada inclusive no próprio HUSM. Mas talvez seja mais que isso. Talvez. Ah, sobre a posição das prefeituras do centro gaúcho, e que terá que ser referendada pelo Governo do Estado, claramente embretado diante da opinião das comunidades, confira o material originalmente publicado na versão online do jornal A Razão.

A reportagem é de Fabrício Minussi (texto) e Fabiano Dellmayer (foto). Lá embaixo você tem também um linque para a repercussão do que foi decidido,  com o material da assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira, ex-líder do governo anterior, que firmou convênio de cooperação com a Ebserh. A seguir:

Prefeituras da região fecham apoio à Ebsehr para gestão do Regional

As 32 prefeituras da região, que integram a Associação dos Municípios da Região Centro (AM/Centro), fecharam, na manhã desta quarta-feira, apoio à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebsehr) para a gestão do futuro Hospital Regional de Santa Maria. A decisão foi tomada em consenso, durante reunião realizada na sede da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), entre os secretários municipais de saúde das cidades filiadas à AM/Centro. Nos próximos dias a entidade encaminhará resolução à Secretaria Estadual de Saúde (SES), dando conta da posição da região.

De acordo com o coordenador das Secretarias de Saúde da AM/Centro, Francisco Lima, os municípios indicarão ao Estado a preferência para atendimentos em alta complexidade, nas áreas de traumatologia, Neurologia, cardiologia e reabilitação.

No último dia 30 de abril, a gestão do Regional foi tema de reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Na oportunidade, o diretor da SES, Alexandre Britto, afirmou que o governo do estado acataria a decisão tomada pelas prefeituras da região Centro. Posição, esta, que foi encaminhada na manhã desta quarta-feira, na reunião ordinária da Comissão de Intergestores Regionais de Saúde, com a participação dos secretários municipais de saúde e representantes da 4ª CRS.

Com a decisão tomada o governo do estado deverá formalizar a cedência da área onde foi erguido o complexo hospitalar, no Parque Pinheiro Machado, à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pois a gestão da Ebsehr se dará através do Hospital Universitário de Santa M aria (Husm).

O Hospital Regional de Santa Maria vai desafogar o atendimento do Husm e oferecer uma alternativa de referência aos municípios vizinhos. Com 20.000 m², a instituição terá 213 leitos.  Já a integração do ensino-serviço do hospital com as instituições de ensino da região, a UFSM e a Escola de Saúde Pública deve ser incluída no contrato de gestão.

Em 2014, o ex-governador Tarso Genro assinou, com a UFSM, um termo de cooperação, que deu início as tratativas para que a Ebsehr assumisse a gestão do Regional. Com a troca de governo, em sua primeira visita oficial a Santa Maria, o secretário da SES, João Gabardo dos Reis, disse que a questão da gestão do Regional precisava ser revista…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA CONFERIR A POSIÇÃO DEPUTADO VALDECI, CLIQUE AQUI.

PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Nesta novela está faltando um capítulo. Filantrópicas estão mal das pernas. Ebserh também não vai colocar o hospital em pleno funcionamento tão cedo. A controvérsia deve ter mais algum detalhe, seja político (cabides), seja ideológico (caráter centralizador do partidinho aquele).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo