Claudemir PereiraJornalismo

DO FEICEBUQUI. Os jornais sem primeira página, as ciclovias da cidade e também uma perguntinha “difícil”

O editor tem publicado observações curtas (ou nem tanto) no seu perfil do Feicebuqui que, nem sempre, são objeto de notas aqui no sítio. Então, eventualmente as reproduzirá também para o público daqui. Como são os casos desses textos, que foram postados na rede social nas últimas horas. Confira:

SOBRE(AS)CAPAS

Você dirá: o careca está velho. É. Pode ser. Talvez seja. Mas o fato é que, nem faz tanto tempo assim, a gente comprava os jornais na banca olhando para suas capas. Pela manchete, supostamente a informação mais importante da edição – ou ao menos a que agregava o maior número de leitores, segundo o manual seguido por este escriba.

ISSO ESTÁ…

…virando tarefa impossível, hoje. As capas sumiram. E, com elas, as manchetes e as notícias, mais ou menos relevantes. Agora, o que conta são as “sobrecapas” publicitárias. Isto é, uma verdadeira primeira página, visualmente falando, rebatizadas com essa invenção para angariar anúncios por maior preço, pois jornal não tem capa. E o diabo é que a coisa se expande tanto, que até cadernos internos têm a sua “sobrecapa”.

OK, OK, OK…

…o careca está velho. Mas não está moribundo, ao contrário do que se esforçam para ser os nossos jornais. Todos eles, não só os da comuna.

 

Os números estão na edição deste sábado de Zero Hora. Mas fecham com a realidade?
Os números estão na edição deste sábado de Zero Hora. Mas fecham com a realidade?

NÃO ESTOU…

…duvidando. Mas alguém pode me dizer onde estão os cerca de 6 km de ciclovias, que a Prefeitura afirmou existirem e constam de reportagem do jornal Zero Hora deste sábado, na página 25?

Conforme o texto (e a tabela que você vê na imagem), a cidade, de acordo com informações da Prefeitura, tem exatos 2,18310 km/100 mil habitantes.

Como Santa Maria, segundo os dados do IBGE usados na mesma reportagem, tem cerca de 270 mil almas, um cálculo rápido (regra de 3 simples) aponta algo como 5,9 km de ciclovias.

A questão é: onde estão?

PS. Não é crítica, apenas dúvida, mesmo. Que pode ser sanada pela Prefeitura.

OBSERVAÇÃO: esta postagem gerou inúmeras “curtidas” e, sobretudo, vários comentários esclarecedores. Daqueles que o escriba fica bem faceiro de ter gerado.

ANTES…

…de me recolher, uma pergunta sem importância: só eu que noto o fato de carro (carrões, aliás, e sempre na cor preta) de seriado americano nunca estar sujo?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo