KISS. Em dois dias, acaba o primeiro julgamento de réus da tragédia de 27 de janeiro. São oito bombeiros
Nesta segunda-feira, houve, como REGISTROU a versão online do jornal A Razão, a distribuição das senhas para quem deseja estar presente. Foram 37 para esta terça, outro tanto para quarta, os dois dias em que ocorre o primeiro julgamento por responsabilidades pela tragédia da boate Kiss e que resultou na morte de 242 meninos e meninas e ferimentos em pelo menos outros 600. Além dos assistentes, quase totalmente familiares das vítimas e jornalistas, só os envolvidos no processo que corre não na Justiça Civil, mas na Militar – e os denunciados são oito bombeiros, dos quais três oficiais, um deles já na reserva.
De todo modo, saem até quarta-feira as primeiras sentenças (de condenação ou absolvição) relativas à maior tragédia que o Brasil já viu, nesses termos. Para saber mais do que vai acontecer, vale conferir o material originalmente publicado na versão online do Diário de Santa Maria, em reportagem de Lizie Antonello. A foto é de Deivid Dutra, do jornal A Razão. E, lá embaixo, você confere os nomes dos réus. A seguir:
“Julgamento do Caso Kiss na Justiça Militar começa nesta terça-feira…
…O primeiro julgamento de processo decorrente do incêndio na boate Kiss, em 27 de janeiro de 2013, começa nesta terça-feira, em Santa Maria. Oito bombeiros serão julgados na Justiça Militar. Mesmo que sejam condenados, eles podem ter a pena suspensa e não serem presos. Nesta terça, falarão a acusação e a defesa relativos a três acusados, os oficiais. A sessão segue na quarta-feira, com as manifestações da promotoria e dos defensores dos outros cinco réus, os soldados e os sargentos.
Os oito réus devem estar presentes na sessão. A exceção seria um pedido de dispensa ou transferência da data do julgamento por parte da defesa. Até o final da tarde desta segunda-feira, nenhum defensor havia feito o pedido.
Apesar das explanações começarem na terça, a sentença para todos os réus só será proferida ao fim do segundo dia, provavelmente, no final da tarde de amanhã. O julgamento é composto por cinco votos dos integrantes do Conselho Especial de Justiça composto por uma juíza de Direito (concursada) e quatro juízes militares, oficiais da Brigada Militar de Porto Alegre. Vence a maioria dos votos…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
QUEM SÃO OS RÉUS (conforme MATÉRIA do jornal A Razão):
Ex-chefes da Seção de Prevenção a Incêndios do 4º Comando Regional dos Bombeiros (CRB): ex-comandante do 4º CRB, Moisés da Silva Fuchs; tenente-coronel Daniel da Silva Adriano; e capitão Alex da Rocha Camillo; os soldados Gilson Martins Dias, Vagner Guimarães Coelho e Marcos Vinicius Lopes Bastide; o sargento Renan Severo Berleze; e o aluno sargento Sergio Roberto Oliveira de Andrades.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.