DestaqueSanta Maria

CIDADE. Irmã Lourdes Dill recebe homenagem no Feirão Colonial. Religiosa atuará em Moçambique

Viagem para a África deverá ocorrer no início do mês de outubro

Valdeci Oliveira e irmã Lourdes Dill, sábado (20), no Feirão Colonial. Foto Christiano Ercolani / Divulgação

Por Tiago Machado / Assessor de imprensa de Valdeci Oliveira

O Feirão Colonial do Projeto Esperança/Cooesperança foi tomado por um misto de alegria e de tristeza no último sábado (19), em Santa Maria. Na manhã desse dia, o espaço simbólico da economia solidária santa-mariense foi palco da última agenda local da irmã Lourdes Dill – religiosa que atuou na cidade por mais de 30 anos – antes da partida dela para Moçambique, na África, para uma missão de dois anos pela Congregação das Filhas do Amor Divino. Ex-coordenadora do próprio Projeto Esperança e da Feira Internacional de Economia Solidária (Feicoop), irmã Lourdes foi abraçada e reverenciada por inúmeras lideranças locais e regionais que marcaram presença no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter para a despedida.

Bastante emocionado, o deputado estadual e ex-prefeito de Santa Maria, Valdeci Oliveira, recordou da trajetória que desempenhou ao lado da irmã e do esforço dela, para junto com dom Ivo, consolidar a cidade e a região como referências no segmento da economia solidária e do cooperativismo alternativo.

“Eu quero agradecer a senhora. Não só eu. A cidade, o estado e o Brasil sabem do seu tamanho, do seu compromisso. Nós estamos com coração partido pela senhora nos deixar. Mas ao mesmo tempo estamos felizes. A África precisa da senhora. Vá com coração aberto e tranquilo, porque a sua caminhada é o símbolo daquela que o Evangelho prega, daquilo que a Bíblia prega. A senhora é uma profeta verdadeira, e esta profeta verdadeira vai para a África para ajudar um povo que vive muita dificuldade. O nosso coração vai estar com a senhora, e o seu coração estará conosco aqui. Que Deus a abençoe”, assinalou Valdeci.

A viagem da irmã para Moçambique deve acontecer no começo de outubro. Antes disso, ela irá se despedir da família e realizar seminários e atividades de preparação em Porto Alegre e Brasília. Além da irmã Lourdes, também irão realizar a missão ao país africano as irmãs Ilca Welter, Rita Finkler e Maria Madalena de Andrade, todas gaúchas.

Projeto Esperança
No ato de sábado, o deputado Valdeci também registrou a passagem dos 36 anos do Esperança/Cooesperança e fez uma manifestação de apelo para que a iniciativa não seja precarizada ou reduzida.

“Essa experiência é uma referência para o mundo inteiro. Santa Maria se tornou uma grande referência (internacional) a partir dessa experiência da economia solidária. Faço uma conclamação para que todos e todas que aqui estão não permitam, em nenhum momento, nenhum recuo naquilo que aqui foi construído, independentemente de quem esteja à frente dos governos e das coordenações”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo