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UMA DICA. Espaço no shopping popular comercializa produtos só feitos por aqui. Tem o apoio da Prefeitura

Produtos agroindustriais da comuna lotam o espaço e merecem ao menos ser vistos
Produtos agroindustriais da comuna lotam o espaço e merecem ao menos ser vistos

Produtos nativos não são necessariamente os melhores. Mas podem ser. Isto é, o preconceito quanto às nossas coisas, que não é tão incomum assim em Santa Maria, no mínimo precisa ser combatido. Então, é o seguinte: por que, no mínimo, não dar uma olhada no “Sabor do Coração”, uma iniciativa oficial que tem espaço no shopping popular.

Mas, e o que tem lá, mesmo? Vale conferir, a propósito, o material da assessoria de imprensa da Prefeitura, que fomenta e apoia o Espaço. O texto é de Vera Jacques, com foto de João Alves. A seguir:

Sabor do Coração: há um ano população encontra alimentos produzidos em Santa Maria, no Centro da cidade

O Espaço de comercialização Sabor do Coração, localizado bem na entrada do Shopping Independência, é de dar água na boca. Com um ano de funcionamento, o local oferece aos santa-marienses e visitantes um mix com cerca de 1.300 itens, com produtos como panificados, laticínios, embutidos, doces artesanais, mel, sucos, vinhos, geléias e compotas. Além disso, seguindo uma tendência saudável, o Sabor do Coração abriu espaço em suas prateleiras para as farinhas integrais, grãos, produtos orgânicos e para aqueles sem glúten ou lactose.

O Espaço de Comercialização Sabor do Coração abriu as portas ao público no dia 5 de junho de 2014. A iniciativa foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural (SDR), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater/SM. O ponto de venda é gerenciado pela Cooperativa Mista Agropastoril Terra Santa.

Na avaliação do presidente da Cooperativa, Roger Leal de Avila, o saldo é bem positivo. “Iniciamos com nove fornecedores e hoje temos 43 fornecedores, sendo 35 produtores rurais do município”, ressalta. O presidente acrescenta, que no primeiro mês, após a abertura, as vendas foram boas, mas depois diminuíram. No entanto, a partir de novembro do ano passado a situação voltou a ser animadora. “O faturamento subiu 150% e tem aumentado gradativamente, em torno de 10% ao mês”, comemora.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, também destaca o aumento do número de agroindústrias que se legalizaram e se associaram à cooperativa, e estão comercializando no espaço Sabor do Coração. Menna Barreto ressalta ainda, a melhoria na qualidade dos produtos oferecidos à população. “Eles aumentaram tanto a produção quanto o mix de produtos e também a qualidade da produção, consequentemente aumentaram as suas vendas e estão comercializando cada vez mais”, enaltece o secretário.

Durante este primeiro ano de atividades surgiram algumas surpresas positivas no meio do caminho. Uma delas, segundo Avila, foi o tipo de público. “Tínhamos a idéia de um público de varejo, mas também surgiu um público de atacado”, comenta.. O presidente conta que hotéis e restaurantes se interessaram e começaram a adquirir uma quantidade maior de produtos, o que dá mais visibilidade para o produtor. “Abriu mais uma frente de comércio”, comenta. Com base nisto, a cooperativa já planeja desenvolver um projeto junto a estes estabelecimentos para ampliar ainda mais o fornecimento de produtos com o “Selo do Coração”.

O aumento da demanda provocou a ampliação do horário de atendimento ao público. Atualmente o Espaço Sabor do Coração fica aberto de segunda á sábado, das 9h30 às 12h, e das 13h30 às 18h30. “Descobrimos que o sábado é o nosso melhor dia de venda”, constata Avila. “Os resultados estão sendo mais positivos do que nós planejávamos. Hoje nós já somos uma referência para outros municípios”, comemora o presidente…”

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