EducaçãoTrabalhoUFSM

EDUCAÇÃO. Desencontro de percentuais continua a causar muita controvérsia na Pós-Graduação da UFSM

Talvez fosse o caso de a Reitoria esclarecer essa história, ainda que dependa do MEC
Talvez fosse o caso de a Reitoria esclarecer essa história, ainda que dependa do MEC

Quando tudo parecia aquietado, depois da manifestação do reitor Paulo Burmann, no final da semana passada, e eis que novas informações geram polêmica entre os cursos de Pós-Graduação da UFSM. Dados desencontrados, mas sempre com percentual elevado – a ponto de pelo menos um coordenador falar em “inviabilização” da pós em sua área – fomentam os desencontros.

A assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes tratou do assunto, ouvindo coordenadores e outras fontes, e vale a pena conferir. É possível que você fique tão confuso quanto o editor, pois são vários percentuais citados e… Bem, leia você mesmo o texto de Fritz R. Nunes. A foto é de Divulgação. A seguir:

Pós-Graduação: cortes começam a ser confirmados

As versões sobre os cortes na pós-graduação na UFSM mudam a cada novo e-mail. Na semana passada, os cortes chegaram a atingir 68%, conforme informação inicialmente repassada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), que depois foram negados pelo reitor, professor Paulo Burmann. Já esta semana, um novo e-mail de um funcionário da área financeira da PRPGP, e que foi encaminhado aos coordenadores de pós-graduação da UFSM na segunda, 13, diz que, em virtude do corte no orçamento Proap, é necessário que seja refeito o Plano Institucional de Trabalho, com um decréscimo de 41% no valor inicialmente liberado. Esse novo planejamento deve ser feito, conforme orientação da pró-reitoria, até dia 17 de julho.

A incerteza dos números e ao mesmo tempo a certeza de que haverá cortes está causando uma tremenda insegurança entre os professores que atuam na área. Adriana Rocha, coordenadora da Pós em Educação, considera que a conjuntura atual, com versões contraditórias, “está de enlouquecer”. Ela comenta que os cortes na pós-graduação são a pauta do momento de norte a sul do país, em vários fóruns, inclusive na reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Na análise de Adriana, um corte dessa magnitude (41%) praticamente inviabiliza a pós-graduação. A coordenadora se ressente também de uma manifestação oficial da PRPGP quanto ao que efetivamente acontecerá, e qual a solução que se dará, não individualmente, mas de forma coletiva na instituição.

Fernando Quadros, coordenador da pós em Zootecnia, também se mostra muito preocupado com a possibilidade de um corte próximo a 50%. Para a assessoria de imprensa da Sedufsm, ele comentou que o impacto desses cortes vai prejudicar a manutenção de toda a pós-graduação. Quadros disse que, além de chamar o Colegiado para analisar o assunto, também pretende solicitar esclarecimentos detalhados da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

Na tarde desta quarta, 15, a assessoria de imprensa da Sedufsm fez contato com a PRPGP. Contudo, o pró-reitor, professor Paulo Schneider, encontra-se em férias, o pró-reitor adjunto, professor José Fernando Schlösser, estava viajando, e retorna só na sexta-feira. Respondendo pela pró-reitoria, o…” 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo