Câmara de VereadoresEstadoPrefeituraSanta MariaSaúde

SAÚDE. Situação de ‘calamidade’ em Santa Maria, diz secretária. No RS, Canoas leva liminar para ter troco

Ao participar de reunião pública, na tarde passada, na Câmara de Vereadores, a secretária municipal de Saúde, Vania Olivo, qualificou como de “calamidade” a situação do seu setor em Santa Maria. Na Grande Porto Alegre, o município de Canoas obteve uma vitória judicial: o Tribunal de Justiça concedeu liminar que obriga o Estado a repassar recursos atrasados para a Saúde. O Palácio Piratini ainda avalia o que fazer, diante disso.

Não se descarta, cá entre nós, o efeito cascata. Inclusive porque há outro pedido de liminar, este solicitado por todos os municípios, através da organização dos secretários de Saúde. Enfim, a situação não está mansa, para dizer o mínimo.

Aqui, você terá acesso a quatro matérias distintas. As versões de dois participantes da audiência pública na Câmara, o deputado Jorge Pozzobom e o vereador Luciano Zanini Guerra, por suas assessorias de imprensa; a matéria acerca da decisão sobre Canoas, do jornal Sul21 – todas com linque disponível lá embaixo desta nota – e também a reportagem publicada originalmente na versão online de A Razão, especificamente sobre o encontro no Legislativo e a palavra da secretária de Saúde. O texto é de Joyce Noronha, com foto de Kelly Madruga, da assessoria de Pozzobom. Acompanhe:

Deputados e outras autoridades na reunião no parlamento: calamidade, admite a secretária
Deputados e outras autoridades na reunião no parlamento: calamidade, admite a secretária

A situação é gravíssima”, afirma secretária de Município da saúde

Em reunião de trabalho na tarde desta quarta-feira, 08, no plenarinho da Câmara de Vereadores, a comissão de saúde reuniu instituições relacionadas à área, para tratar da situação caótica em que se encontra o atendimento no município. Segundo a secretária municipal da pasta, Vânia Olivo, o Estado tem R$ 8 milhões atrasados dos repasses referentes a 2014 e já são R$ 2 milhões deste ano. Além disso, a titular salienta que sem estes recursos as unidades de saúde de Santa Maria estão fechando os atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). “A situação é gravíssima. O Município não pode cobrir esta verba que o Estado não repassa”, argumenta Vânia.

O coordenador adjunto da 4º Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Moacir da Rosa, esteve na reunião como representante do secretário Estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis. Ele relata que a secretária municipal demonstra a “real situação financeira da cidade para a Saúde”. E complementa que “o quadro geral é preocupante”.

CALAMIDADE

Durante sua fala, a titular de Saúde comentou que a situação do município beira ao pedido de um decreto de calamidade pública. Contudo, Vânia ressalva que a pasta não trabalha com esta hipótese no momento. “Eu usei a expressão durante o discurso, e considero a questão, mas o foco agora é focar em outras alternativas. Vamos esgotar as alternativas com a ajuda de todos”, observa. A secretária reforça que a responsabilidade da Saúde não é apenas do Executivo, também deve partir do Legislativo municipal.

Estiveram presentes na reunião de ontem os deputados estaduais Valdeci Oliveira (PT), que é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, e Jorge Pozzobom (PSDB). Além de representantes do Hospital Casa de Saúde, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), do Conselho Municipal de Saúde e do Centro Universitário Franciscano…”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

LEIA TAMBÉM:

Justiça determina pagamentos do Estado para Saúde de Canoas, no jornal eletrônico Sul21 (AQUI)

PARA CONFERIR O MATERIAL DA ASSESSORIA DE JORGE POZZOBOM, CLIQUE AQUI.

PARA CONFERIR O MATERIAL DA ASSESSORIA DE LUCIANO GUERRA, CLIQUE AQUI

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Eu só sei que o pessoal do HUSM está com uma baita saudade da Vania. Pergunta lá prêles, seu Claudimir. Mas, e se ela sai da prefa e o chanceler volta…Bei, daí é o fim…

  2. Os atrasos de 2014 "sumiram". Dizem por aí que faltaram 3,7 milhões em São Leo, 6,9 milhões em Canoas…
    Verbas para as UPA's (na teoria) são 25% responsabilidade do município, 25% do estado e 50% da União. Dizem por aí que a parte do governo federal virou 25% na prática em muitos lugares devido aos atrasos.
    Algum político deveria propor a exigência de diploma de graduação e pós-graduação em jornalismo para exercer a profissão. Só com o diploma apresentam meia notícia, pode ser que com a modificação façam algo mais próximo da notícia inteira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo