CampoEconomia Solidária

ECONOMIA SOLIDÁRIA. Seminário Estadual vai debater, na cidade, alternativas à cultura do fumo

Por MAIQUEL ROSAURO (da assessoria do evento)

selo fumoO fumo é responsável por mais de 200 mil mortes por ano no Brasil e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerado a principal causa de morte evitável no mundo. Os malefícios do tabagismo e as alternativas aos produtores estarão em discussão no 25º Seminário Estadual de Alternativas à Cultura do Fumo, que será realizado em 15 de agosto, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria.

O evento terá início às 8h30min, com entrada gratuita a todos os interessados. Paralelo ao seminário ocorre uma edição especial do Feirão Colonial, entre 7h e 15h. Ao meio-dia será oferecido almoço no local, no valor de R$ 10,00.

O evento é promovido pela Arquidiocese de Santa Maria; Projeto Esperança/Cooesperança; dioceses de Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo e Cruz Alta; Cáritas RS e Comissão Pastoral da Terra (CPT/RS).

O tema desta 25ª edição será “Alimentos Saudáveis, segurança e soberania alimentar, pão justiça e solidariedade para toda a família humana”. O lema será “Que bom que você não fuma”.

– O seminário é um projeto iniciado por Dom Ivo Lorscheiter. É uma proposta que se preocupa tanto com a vida do fumicultor quanto com a do consumidor – explica irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança.

Durante o evento, serão presenteados com um troféu simbólico 25 pessoas que pararam de fumar. Também terão destaque os produtores que deixaram de plantar fumo.

– Os agricultores não têm culpa pelas mortes provenientes do fumo. A culpa é das fumageiras que colocam agrotóxicos e outras porcarias no produto – afirma irmã Lourdes.

Programação

7h – Início da Comercialização Direta no local (Feirão Colonial).

7h30min – Acolhida das Caravanas do 25º Seminário.

8h – Confraternização e Degustação dos Produtos da Agricultura Familiar e das Alternativas à Cultura do Fumo no local Feirão Colonial.

8h30min – Mística de Abertura do 25º Seminário sob coordenação: Equipe da CPT de Santa Cruz do Sul e Escola dos Jovens Rurais; Memória histórica e linha do tempo dos seminários de alternativas à cultura do fumo.

9h – Solenidade de Abertura Oficial com os representantes das dioceses promotoras, Cáritas RS, CPT/RS, outras entidades e participantes.

9h45min – Painel:

1º – Contextualização dos 25 Seminários – Irmã Lourdes Dill – Projeto Esperança/Cooesperança – Santa Maria

2º – Os Malefícios do Tabaco, Agrotóxicos e os Transgênicos – Leonardo Melgarejo – Associação de Proteção ao Ambiente (Agapan), Porto Alegre

3º – Convenção Quadro – 1º Acordo Mundial de Saúde Pública – Drª Tânia Cavalcante e Érica Cavalcanti – INCA/CONICQ – Rio de Janeiro/RJ

4º – Anvisa e o Controle dos Produtos Derivados do Tabaco – Brasília/DF

5º – Relato da Experiência com Alternativas à Cultura do Fumo – Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama, Diocese de Cachoeira do Sul

12h15min – Almoço de confraternização

13h – Espaço Cultura (Antonio Gringo e Regina Dellagerisi) e apresentação das Crianças do Projeto Madre Francisca (teatro e violão)

14h – Fila do Povo com os depoimentos:

– Ex-plantadores de Fumo

– Ex-fumantes

– Não fumantes (Não queremos ser fumantes passivos)

– Ex-dependentes químicos

15h – Entrega dos Troféus a Ex-fumantes

– Regina Dellagerisi

– Begair do Carmo Flores

– José Carlos Peranconi

– Entrega de Certificados aos Ex-fumantes

– Homenagem aos 40 anos da Comissão Pastoral da Terra (CPT)

15h15min – Início da Caminha de Peregrinação ao Túmulo de Dom Ivo Lorscheiter, Cripta do Santuário-Basílica de Nossa Senhora Medianeira, s/n.

15h30min – Espaço de Oração e Homenagem Póstuma a Dom Ivo Lorscheiter, Profeta Gigante da Esperança e agora Cidadão Do Céu. Animação: Antonio Gringo, Regina Dellagerisi e irmã Lourdes Dill.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Estão jogando o povo, de graça, contra os fumicultores, de graça, sem motivo nenhum. Até considero isso um ato de nazismo, ou querem que o ser humano trabalhe um dia inteiro vá para casa dormir? sem ao menos, desfrutar de um cigarro, um charuto, que são tão prazerosos? O ministério público federal, deveria ser provocado e, investigar essas pessoas, pois isso nada mais denota do que uma situação de discrminação contra um trabalhador brasileiro. E não tem nada a ver com saúde, me desculpem, isso não passa de conversa, pois se realmente estivessem preocupados com saúde, se ateriam ao alcool, aliás, uma vovó por exemplo, vai ao hipermercado com seus netos comprar chocolates e, juntos estão expostos cerveja,cachaça,destilados de todo tipo, tudo para induzir as crianças ao consumo. Portanto, não passa de um modo de querer aparecer aproveitando-se do pobre trabalhador do setor tabaco.

  2. Fvor informar corretamente o povo brasileiro, sem intenção de dados duvidosos, pois partindo de religiosos e, tendo como a verdade ensinada pelo mestre Jesus,não podem espalhar ódio e rancor entre irmãos, apenas para satisfazertem seus egos pessoais. A) Não morrem 200 mil fumantes ao ano no Brasil, mas sim apenas 925 fumantes ao ano no Brasil,(fatal a idade), pois cfe. proprio min.Saúde-Datasus,. de 2006 a 2010, foram a óbito 4625 fumantes. Portanto, corrijam, faz favor.. B) A Anvisa, foi chamada ao STj-Superior Tribunal de Justiça e, não conseguiu provar graves danos a saúde, a coletividade(fumo passivo é falácia) e ao erário público(matéria completa site COnjur). Portanto, a Anvisa, que é o órgão maximo de saúde brasileira, não provou. Portanto, é fantasioso quando declaram que o tabaco é a cultura da morte, gastos excessivos com fumantes e epidemia do tabaco. Não passam de informações distorcidas para impressionar. Ademais, diversos cientistas agora aposentados, declaram que eram obrigados a "fabricar" matérias contra o cigarro. Ademais, agora, os jovens já fumam mais maconha do que cigarro comum de tabaco(fonte Jornal O Globo). Agora sim, temos um problema sério, pois nossos jovens vão matar para sustentar o vicio. Quem é o responsavel por jogar nossos jovens nos entorpecentes? Ademais, se vale um conselho, cuidado é pouco com ongs antitabaco, pois essas semeiam o ódio e o rancor na população, jogando fumantes contra não fumantes. É essa doutrinação que querem? ódio e rancor? Finalizando, Ongs antitabaco, são financiadas com muito dinheiro, por laboratórios farmaceuticos que produzem medicamentos para cessar o tabagismo. Não existe almoço grátis, estão usando as pobre criaturas em nome da industria farmaceutica. Enfim, quem será responsabilizado pelo aumento estratosférico do contrabando de cigarros? que trouxe junto toda violência,corrupção,morte de inocentes,geração de quadrilhas,perda de bilhoes e bilhoes em impostos, perda de milhares de empregos? e a cachaça? a cerveja? que depois de consumidos, invadem a pista alheia e arrancam cabeças? nada contra o alcool? Olha meus senhores, vamos ser mais sérios com a inteligência das pessoas.

  3. OMS "esquenta" número fornecidos pelo governo brasileiro. Se os ex-fumantes retomarem o vício (o que não é impossível) devolvem o prêmio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo