Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna desta terça, os bons pegas que vêm aí, na Câmara. Ah, e o “Plano U” para o Regional

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta terça-feira, 4 de agosto, no jornal A Razão:

Serão comuns audiências públicas como essa, que tratou de saúde (foto Camilla Milder/AICV)
Serão comuns audiências como essa, que tratou de saúde (foto Camilla Milder/AICV)

Bons “pegas” a vista no semestre legislativo

É bastante provável que questões políticas surjam com maior intensidade nesse segundo semestre legislativo. Inclusive porque os próximos já serão de campanha eleitoral mais intensiva para pelo menos dois terços dos atuais edis, que buscarão novo mandato.

A par disso, ao menos dois temas – além do orçamento a ser votado no final do ano – tendem a concentrar os principais debates. Um é o Plano Municipal de Educação. Outro é o de Saneamento. O primeiro porque, afinal, deverá mostrar o que a cidade quer, nessa questão estratégica da cidadania. E o segundo, quanto mais não seja, por uma circunstância histórica: se está a um ano do final do contrato com a concessionária de água e saneamento.

É possível prever grande debate. E que pode ser bastante proveitoso para a comunidade. Inclusive com a participação desta. Ah, e tudo pode começar exatamente hoje, quando ocorre a primeira sessão ordinária da segunda parte do ano.

É O PLANO U

Em silêncio, mas de forma consistente, autoridades de saúde municipais e estaduais costuram alternativa que afasta todas as opções até aqui anunciadas para administrar o Hospital Regional. Pelo plano, a ser apresentado em seguida, a empresa pública gestora do HUSM (Ebserh) está fora, assim como não haveria chance para as propostas apresentadas pelos hospitais de Santiago e Faxinal do Soturno.

É O PLANO U (2)

Está cada vez mais claro aos gestores da saúde pública que, afora o seríssimo problema da inexistência de troco (em que o financiamento federal pode ser a única saída), o que falta em Santa Maria são leitos. Algo que o Hospital Regional poderia suprir.

OTIMISMO NO PDT…

Se há um partido em Santa Maria que esbanja otimismo (em público, ao menos), algo bem diferente de processos eleitorais anteriores, este é o PDT. Que já definiu, por exemplo, além da apresentação de nome próprio para a Prefeitura (Marcelo Bisogno), que vai de chapa própria e sem aliança para a Câmara.

…ATÉ PARA A CÂMARA

Miguel Passini, presidente pedetista, em contato com o editor, relatou já haver 32 homens e 14 mulheres pré-candidatos ao Legislativo. Ele imagina que 60% confirmarão. Além disso, há busca por novos nomes, hoje fora da política, para compor uma nominata forte. A ideia é chegar a 80 opções, das quais serão selecionados os 31 da lista definitiva.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Pega no Plano Municipal de Educação é piada. Esquerda quer embutir ideologia no que é ensinado nas escolas. Gramsci e Paulo Freire só não chegam. Por isto a "questão estratégica de cidadania".
    Juntam a mentalidade cartorial tupiniquim com a burocrática marxista. Daí existe uma infinidade de "planos" que saem do papel pela metade. A parte que sai, ainda por cima, é como Deus fez a mandioca. Professor que se lasque.
    Galerinha sai do fundamental sem conhecer português e matemática direito e a responsabilidade é de todo o resto. Tudo para dar certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo