Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Câmara de VereadoresMeio AmbientePrefeituraSanta Maria

CORSAN. Schirmer nomeia “comissão de notáveis” para tratar do futuro contrato de concessão do serviço

Lideranças de vários segmentos estão na comissão nomeada pelo prefeito, nesta terça
Lideranças de vários segmentos estão na comissão nomeada pelo prefeito, nesta terça

Denunciado o contrato um ano antes do fim, como manda a legislação, é hora de tratar “a sério” a questão do serviço de abastecimento de água e esgoto em Santa Maria. Afinal, até setembro de 2016, o modelo e até o novo fornecedor terão que ser decididos. As opções, objetivamente, não passam de três: renovar, sob novos termos, o contrato com a Corsan; privatizar os serviços no total ou parcialmente, ou ainda municipalizar.

Como isso vai se dar? Um passo interessante foi dado pelo prefeito Cezar Schirmer, na tarde desta terça-feira. Nomeou uma comissão de notáveis (a expressão é do editor, dada a qualificação dos escolhidos) para acompanhar todo o processo e, quem sabe, dar seu pitaco. Ou até mais que isso, na interpretação do sítio. Aliás, colegiado semelhante também foi formado na Câmara de Vereadores, como você pode conferir no linque lá embaixo desta nota.

Para saber mais da decisão do prefeito, inclusive quem compõe o grupo nomeado por ele, acompanhe o material produzido pela assessoria de imprensa da Prefeitura. O texto é de Ana Bittencourt, com foto de Carlos Nunes. A seguir:

Prefeito nomeia comissão para discutir o futuro contrato de concessão dos serviços de saneamento

O prefeito Cezar Schirmer fez a nomeação da Comissão Técnica Especial que vai discutir os termos do futuro contrato de concessão dos serviços de saneamento em Santa Maria. O documento foi assinado no gabinete do chefe do Executivo, na tarde desta terça-feira (1º). A comissão irá atuar apresentando estudos técnicos, sugestões e alternativas, assessorando e acompanhando o Poder Executivo na construção de novos parâmetros para o novo contrato.

Integram a comissão o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Luiz Fernando Pacheco; o presidente do Fórum das Entidades Empresariais, Evandro Zamberlan; o diretor presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, Vilson Serro e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Subseção Santa Maria, Péricles Lamartine Palma da Costa.

De acordo com o prefeito, a comissão, formada por engenheiros e um advogado, dará acompanhamento técnico necessário ao processo. O objetivo do futuro contrato é priorizar a melhoria da qualidade dos serviços em Santa Maria, a uma tarifa justa, sem desconsiderar a sustentabilidade econômica.

Para a nomeação da comissão técnica especial, foram considerados o término do contrato de concessão entre o município de Santa Maria e a Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan e também as inúmeras notificações feitas pela prefeitura, em relação aos serviços prestados pela companhia. A comissão foi determinada pelo prefeito também para atender aos objetivos do município que pretende, em menor espaço de tempo possível, a universalização dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, além da melhoria da qualidade dos serviços.

Vale ressaltar que atualmente, a cobertura do saneamento em Santa Maria é de 43% do território, índice abaixo do anotado quando foi renovado o contrato com a Corsan, em 1996.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

LEIA TAMBÉM:

Câmara e Prefeitura criam comissões para tratar da Corsan”, publicada na versão online do jornal A Razão (AQUI)

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Acho que a manifestação do Eng. Pacheco demonstra a seriedade com que o assunto deve e vai ser tratado. De um lado a prefeitura querendo o melhor para o cidadão e de outro a Corsan demonstrando que, pelos investimentos já realizados, com os que estão em andamento e os que já estão com recursos garantidos, terá condição de cumprir o que exige o Plano Municipal de Saneamento.

  2. Vereador Daniel Diniz e o presidente da CACISM não estão na Comissão de Acompanhamento da Duplicação da Faixa Velha também? Será se sobra tempo?

  3. Caro Claudemir

    Como coordenador desta comissão formada pelo Prefeito Cezar Schirmer, gostaria de informar aos teus leitores que nosso trabalho será de acompanhamento, busca de informações e assessoramento ao executivo municipal. Temos a compreensão da complexidade e responsabilidade do tema, e cujas decisões, repercutirão por décadas em nossa cidade. Ainda não sabemos qual será o melhor caminho, apenas existe um consenso entre o grupo de que a privatização não é uma solução. Esperamos, ao desenvolver o trabalho, montar nossa convicção e nos somar com a comissão formada pela Câmara de Vereadores. Assim poderemos apresentar para a sociedade santamariense, o melhor modelo a ser adotado.

  4. Poderiam ser agregados a essa comissão secretários da área
    Sr Lemos do Meio ambiente, Tubias e/ou Eng Martini (Ex CORSAN) das Obras.
    Assim teríamos posição do governo.
    Além dos conselhos de saúde e defesa do meio ambiente onde o saneamento é permanentemente discutido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo