Política

Dilma. Presidente anuncia reforma ministerial e redução de gastos. PMDB aumenta participação no governo

POR MAIQUEL ROSAURO

O PMDB parece ter sido o grande beneficiado com reforma ministerial anunciada pela presidente Dilma Rousseff nesta sexta-feira (2). O partido do vice-presidente Michel Temer aumentou sua participação no governo petista.

Dilma anuncia reforma com redução de 39 para 31 ministérios

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta sexta-feira (2) a reforma ministerial do governo, com eliminação de 8 das 39 pastas por meio de fusão e eliminação de ministérios, medidas de enxugamento da máquina administrativa e redução em 10% do próprio salário, do vice e dos ministros (de R$ 30.934,70 para R$ 27.841,23). No total, nove partidos controlam 23 ministérios – nos casos dos outros oito, os ministros não têm filiação partidária.

Com o novo arranjo do governo, a pasta de Assuntos Estratégicos foi extinta; Relações Institucionais, Secretaria Geral, Gabinete de Segurança Institucional, Micro e Pequena Empresa foram incorporadas ao novo ministério intitulado Secretaria de Governo; Pesca foi incorporada a Agricultura; Previdência e Trabalho se fundiram em um único ministério, assim como Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

O principal objetivo da reforma é assegurar a governabilidade, com a formação de uma nova base de apoio partidário no Congresso, a fim de o governo obter maioria parlamentar, evitar as derrotas que vinha sofrendo e conseguir a aprovação das matérias de seu interesse na Câmara e no Senado.

Partidos
Mesmo com a redução do número de pastas, o PMDB aumentou a participação no ministério (de seis para sete). O partido com mais ministérios continua sendo o PT (nove). Ficaram com um ministério PTB, PR, PSD, PDT, PCdoB, PRB e PP. Oito ministros não são filiados a partidos (veja toda a composição do ministério).

Dilma fez o anúncio em um discurso ao lado do vice-presidente Michel Temer. A presidente justificou a partilha de cargos entre partidos, dizendo que é preciso garantir uma base aliada sólida e com maior “diálogo”. Ela destacou que o processo de escolha foi “feito às claras” e defendeu que o processo foi “legítimo”.

CLIQUE AQUI para ler a matéria na íntegra.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. 39 porque marketeiro não tem status de ministro.
    E não se emendam, anunciaram redução de 10 ministérios e ficaram em 8. Dilma, a humilde e serena, ainda por cima tem cartão corporativo cujos gastos são segredo de Estado.

  2. @brando-millenium.
    A Direita, nos tempos do cólera 2015.
    Espero que use seus neurônios, para comentar sobre o presidente da Camara Federal.
    Afinal é o 3º Madatario do pais,pelo Direito.
    Agora vem o MP europeu, dizer que tem contas(5)…por la.
    Intromissão em assuntos internos.
    Quem se locupleta( numerário publico) e onde guarda a prova do Crime.
    Convenhamos, como este pessoal, la de fora sabe.
    E espalha, esta tal de internet!!!!!

  3. Dilma, a humilde e serena, é completamente sem noção. Pelo menos fornece motivo para boas risadas.
    “Queria dizer aos senhores que todos os países, todas as nações que atingiram desenvolvimento construíram estados modernos. Esses ESTADOS MODERNOS eram ágeis, EFICIENTES, baseados no PROFISSIONALISMO, na MERITOCRACIA e extremamente adequados ao processo de desenvolvimento que cada país estava trilhando. Nós também temos de ter esse objetivo."
    Cortes foram para inglês ver, economia pífia. Ainda existem uns 20 mil CC's no executivo federal. Redução de salário de ministros ridícula, muitos são membros de conselho de administração de estatais. Ministro da Ciência e Tecnologia é formado em letras. Helder Barbalho deve ter sido escolhido pelo mérito.
    Aí vem um "gênio da raça", um "intelectual" ou um "teórico" e diz que é um "gesto simbólico". Tente pagar as contas no fim do mês com "gestos simbólicos".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo