Arquivo

Tudo por 2010. Depois da eleição vem, já se escreve, uma reorganização do ministério de Lula

Tales Faria é um dos principais observadores da política nacional. Baseado no Jornal do Brasil, do qual é Editor Chefe, escreve a coluna “Coisas da Política”. Olha só o que ele escreve, e é reproduzido no Blog dos Blogs. Depois, o meu comentário. Confira:

 

“Após eleições, vem reforma ministerial

 

Brasília é uma beleza: os repórteres que cobrem a área política sabem que há temas que sempre voltam ao noticiário, em momentos específicos. E vêm invariavelmente da mesma forma: começam com um comentário aqui e ali, em geral com o interlocutor pedindo sigilo; crescem; tomam corpo; viram um debate forte e às claras, com ares de fato consumado; depois são negados pelo poderoso de plantão; esfriam um pouco, mas acabam acontecendo, sempre bem depois da data marcada, só que numa dimensão bem menor do que se imaginou de início.

Mas vamos lá! É um ritual que se tem de cumprir, porque, em jornalismo, não se briga com os fatos. E o fato é que, terminadas as eleições municipais, os partidos políticos que apoiam o governo vão fazer as contas e ver quem ganhou e quem perdeu na disputa.

Os que ganharam saem na frente para as próximas eleições proporcionais. Ou seja: quem eleger agora mais prefeitos e vereadores, tem mais cabos eleitorais para eleger deputados nas próximas eleições. Será, então, um partido mais importante na sua coalizão, e vai cobrar mais espaço no governo que apóia. Ou seja, mais e melhores ministérios. Daí começa a pressão por uma reforma ministerial…”


COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: é assim a política. A luta pelo poder, ou a manutenção dele, é a razão de ser dos que militam politicamente. Assim, é óbvio que, dependendo do resultado do pleito municipal, especialmente nas maiores cidades, ou em algumas regiões específicas, quem pode vai se alçar a vôos maiores, buscando espaço. Nesse contexto, longe está de estranho o fato de se imaginar uma mudança de ministérios. Ah, e não se descartem, também, mudanças em nível regional. Ou você acha que aqui, no Rio Grande, também não se pensa, e muito, em 2010?

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a íntegra da coluna “Coisas da Política”, de Tales Faria, no Jornal do Brasil. E clique aqui se desejar ler outras notas publicadas no Blog dos Blogs.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo