LUNETA ELETRÔNICA. Jorjão (ainda) no PT, Câmara e o Plano Ambiental, pichadores, Economia Solidária…
* O vereador Jorge Trindade, o Jorjão, até nota já emitiu, semana passada, anunciando sua adesão ao partido de Marina Silva, o Rede Sustentabilidade.
* Mas deve ter esquecido de avisar a sua assessoria para a área de internet e redes sociais. Sim, o perfil do parlamentar no Feicebuqui segue com a informação de que ele é um vereador petista.
* A Câmara e o Instituto de Planejamento PROMOVEM nesta quarta, a partir das 7 da noite, uma reunião de trabalho sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental.
* O encontro, que acontece no plenário do Legislativo, deve (ou ao menos deveria) chamar a atenção de todos os que, de uma forma ou de outra, se envolvem com o processo de desenvolvimento da comuna.
* Além do Plano Ambiental, estão sendo reavaliados a Lei de Uso e Ocupação do Solo e o Código de Obras e Edificações. Os três devem estar alinhados, segundo o entendimento geral.
* Mais três adolescentes (entre 14 e 16 anos) foram flagrados pichando prédios em Santa Maria. Foi no sábado, em uma loja na avenida Angelo Bolson. Eles foram apreendidos pela Brigada Militar e levados à Polícia Civil para registro de ocorrência, conforme NOTA da assessoria de imprensa da Prefeitura.
* Depois desse procedimento, a Guarda Municipal e a “fiscalização antipichação” notificaram os responsáveis legais pelos adolescentes. Eles têm 20 dias para recorrer.
* Apos esse prazo, passa a valer a multa inicial de R$ 2,7 mil. Com o fato ocorrido na sabatina, já são 12 pichadores flagrados pela Prefeitura. Que, por sinal, dá conta da redução desse tipo de infração, sobretudo após a implantação da nova lei e da campanha “Santa Maria do Bem”.
* O juiz federal Sérgio Moro enviou nesta segunda ao Supremo Tribunal Federal seis PROCESSOS que tratam de supostos desvios de troco na construção da Usina Nuclear Angra 3.
* As investigações ocorrem no âmbito da Operação Lava Jato e a ação de Moro é em cumprimento a uma determinação do ministro Teori Zavascki, que, semana passada, suspendeu os processos, com o que também não ocorrem, por enquanto, as audiências de testemunhas de acusação dos investigados.
* Zavascki decidiu que todos os processos relacionados à 16ª fase da Lava Jato devem ser remetidos ao STF por causa da citação do senador Edison Lobão em depoimentos de delação premiada.
* O Senado começa a semana com a PAUTA trancada por três medidas provisórias. A mais polêmica é a que cria nova fórmula para o cálculo de aposentadorias. O texto é resultado de acordo com o governo, que vetou a primeira proposta do Legislativo de criação da regra 85/95.
* O veto foi mantido pelos parlamentares na semana passada. Pela nova fórmula, o tempo mínimo de contribuição para homens é 35 anos e, para as mulheres, 30 anos.
* Desta segunda até sexta-feira acontece o Feirão do Mês da Criança, entre 8 da manhã e 6 da tarde, na Praça Saturnino de Brito e na rua Alberto Pasqualini (24 Horas). È mais uma promoção do Projeto Esperaça/Cooesperança e dos grupos associados à economia solidária.
* Estão disponíveis ao consumidor produtos Coloniais, Caseiros, Artesanato, da Agroindústria Familiar, Plantas Ornamentais, Lanches e grande variedade de produtos da Economia Solidária.
Regra para aposentadoria vai mudar muitas vezes ainda. A grande maioria pode contar com uma ajuda de custos para pagar os remédios. Aposentadoria seria se bastasse para manter um padrão de vida digno e não fosse necessário continuar trabalhando para complementar a migalha.