EducaçãoTrabalhoUFSM

UFSM. Técnicos voltam ao trabalho, após greve de 4 meses. Agora, a hora é de reposição dos dias parados

TERMO de acordo de reposição 03/2015. Foi assinado por grevistas e governos e prevê que tudo será devidamente recuperado. E será?
TERMO de acordo de reposição 03/2015. Foi assinado por grevistas e governos e prevê que tudo será devidamente recuperado. E será?

Foram 132 dias de greve dos técnico-administrativos (TAEs) da UFSM, no movimento paredista nacional da categoria. Acordo firmado pela Federação dos “TAEs” com o governo prevê a recuperação dos dias parados. Mas, e como vai funcionar? Terá que haver uma decisão conjunta com a reitoria das instituições, inclusive em Santa Maria.

Ao que o editor apurou, não há ainda reunião marcada dos sindicalistas com a reitoria, mas isso terá que necessariamente ocorrer. Sobre o fim da greve e o retorno ao trabalho amanhã, vale conferir o material (pra lá de otimista, aliás) publicado no sítio da Seção Sindical dos Docentes, com informações e foto da entidade que representa os técnicos. Lá embaixo você tem, também, linque para a íntegra do acordo que prevê a reposição dos dias parados. A seguir:

Servidores TAEs da UFSM encerram greve após fechamento de acordo

Após 132 dias de movimento grevista, os técnico-administrativos em Educação (TAEs) da UFSM definiram em Assembleia na manhã desta quarta, 7, por unanimidade, o encerramento da greve e a volta ao trabalho já na manhã de quinta, 08. O encerramento ocorreu após a assinatura do acordo de greve e do acordo de reposição do trabalho, realizada durante reunião na terça, 6, entre representantes do Comando Nacional de Greve (CNG) e da Federação dos Sindicatos dos TAEs (FASUBRA) com a representação dos ministérios da Educação e do Orçamento, Planejamento e Gestão (leia os acordos na íntegra aqui).

Diante da aprovação do Acordo de Reposição foi realizada avaliação do movimento, na última Assembleia da Greve de 2015. Vários TAEs se manifestaram ao microfone para tratar do movimento e, entre os pontos mais enfatizados, a importância do fortalecimento do movimento sindical e da unidade do movimento em uma luta como essa. Também foi destacada a continuidade da luta em outras esferas e a importância da manutenção do movimento para além da direção sindical, com a participação efetiva da base.

A presença dos aposentados durante o movimento e também de novos TAEs foi saudada, assim como a importância das próximas atividades da Assufsm, como as reuniões com o Reitor da UFSM, Paulo Burmann, e as atividades dos GTs do sindicato. A mensagem para a volta ao trabalho foi de retornar de cabeça erguida pelas pautas conquistadas.

Como encaminhamentos, além do retorno unificado da categoria nesta quinta, 8, a nova reunião do GT Mulheres Trabalhadoras na próxima quarta, 14, às 9h30, com local ainda a definir. A reunião do GT é preparatória para reunião com o Reitor, marcada para o dia 20, e discute assédio moral e sexual na Universidade. Foi aprovada também a criação de uma comissão de acompanhamento das pautas da greve, que será formada por membros da direção da Assufsm e TAEs que compuseram movimento grevista.”

Um dos últimos atos de greve dos técnicos, semana passada: velório da educação e da saúde
Um dos últimos atos de greve dos técnicos, semana passada: velório da educação e da saúde

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL CLIQUE AQUI.

PARA CONFERIR O ACORDO DE REPOSIÇÃO DO TRABALHO, NA ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Prosopopéia flácida para acalentar bovinos. Vão repor como? Restaurante universitário e biblioteca irão funcionar nas férias? Todas as tarefas que foram feitas apesar dos TA estarem parados? Ou ficarão depois do horário na instituição navegando na internet ou olhando para o teto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo