EducaçãoTrabalhoUFSM

EDUCAÇÃO. Entidades da UFSM se posicionam contra a proposta que legaliza mensalidade na Pós

O documento foi lido nesta sexta, na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
O documento foi lido nesta sexta, na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Os segmentos da UFSM, por suas entidades de representação, entregaram documento à reitoria da instituição. Eles se posicionam contra Proposta de Emenda Constitucional – que ainda está em fase de votação na Câmara dos Deputados e depois irá ao Senado – em que se legaliza a cobrança de mensalidade nas instituições federais, nos cursos de pós-graduação.

Mais sobre isso, vale conferir o material produzido pela assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm). O texto é de Fritz R. Nunes, com foto da Multiweb. A seguir:

Entidades entregam documento à reitoria contra a PEC 395/14

…As entidades representativas dos segmentos docente, técnico-administrativo, estudantes da graduação e de pós-graduação, protocolaram nesta quinta 5, uma Carta endereçada ao reitor Paulo Burmann, em que se posicionam contra a privatização do ensino no país e também solicitam o engajamento da reitoria e dos conselhos superiores contra vários projetos de caráter privatista, em especial a PEC 395/14, já aprovada em primeiro turno na Câmara Federal, que legaliza a cobrança de taxas e mensalidades na pós-graduação.

O documento encaminhado à reitoria, que tem como título “PEC 395 aprofunda a privatização do ensino público”, foi lido durante a reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), na manhã desta sexta, 6 de novembro, pela estudante que representa a Associação de Pós-Graduandos (APG), Iolanda Ferreira dos Santos. Após a leitura, o vice-reitor, Paulo Bayard Gonçalves, se manifestou.

Conforme o vice, os membros da atual reitoria já conversaram sobre o conteúdo da PEC 395/14, que ainda precisa ser votada em segundo turno na Câmara e em dois turnos no Senado. Bayard disse que já há um documento esboçado, mas para fechá-lo dependem do aval do reitor, Paulo Burmann, que está em viagem para o México. Na próxima semana, o reitor volta e na sequência participa de uma reunião da Associação dos Dirigentes (Andifes), que deve pautar a PEC nas discussões dos reitores…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo