DestaqueEducação

UFSM. Entidades se reúnem com o reitor para tratar de orçamento. Que, em 2021, foi reduzido em 20%

Ensino remoto foi também tema, entre outros, tratado no encontro virtual

Representações da Sedufsm, do DCE e da Atens estiveram presentes ao encontro virtual com o reitor (imagem Bruna Homrich/Sedufsm)

Por Bruna Homrich / Da Assessoria de Imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM

Sedufsm, DCE e Atens participaram, na tarde desta terça-feira, 13, de audiência com a reitoria da UFSM. O objetivo principal do encontro, realizado via Google Meet, era discutir o orçamento da instituição para 2021, mas também foram debatidas questões relativas ao ensino remoto e à sucessão para a Administração Central da universidade. Representando a Sedufsm estiveram Laura Fonseca (presidenta) e Ascísio dos Reis Pereira (vice).

De início, Burmann reafirmou que, em 2021, a projeção é a UFSM trabalhar com um orçamento 20% menor que o do ano anterior. “Este é um número muito duro, visto que em 2020 já foi difícil. Certamente teremos dificuldades ainda maiores esse ano, especialmente com a rubrica de custeio, que envolve diretamente os contratos de terceirizados – limpeza, vigilantes, portarias, motoristas – e também custos de energia e água”, antecipou o reitor.

Ele acrescentou, ainda, que a universidade “enxugou o que podia em termos de contrato nesses últimos anos. A cada aperto no orçamento, um novo ajuste de contratos. Portanto, essas readequações de contratos implicaram na redução do número de trabalhadores e trabalhadoras prestando serviços para a universidade”.

Burmann também salientou que alguns setores do Ministério da Educação (MEC) ainda apostam na recomposição dos 20% faltantes para este ano, mas que a queda de braço entre Ministério, Executivo e Congresso Nacional está difícil. Segundo o gestor, há uma pressão grande por parte dos deputados e do próprio Ministério da Economia para romper o teto de gastos, mas o objetivo disso, longe de ser incrementar o orçamento na Saúde e Educação, é garantir o pagamento das emendas parlamentares.

“Congresso e Executivo não estão conseguindo se entender. Vamos esperar as próximas peças a se mexerem nesse tabuleiro. Nessa ou na próxima semana”, concluiu. O projeto de lei orçamentária anual já foi aprovado pelo Congresso Nacional, mas Bolsonaro tem até o dia 22 de abril para sancioná-lo.

Ensino remoto

A UFSM alterou, na última reunião do Conselho Universitário, seu calendário acadêmico. O primeiro semestre de 2021 [em formato remoto] previsto para iniciar em abril, foi transferido para 18 de maio em razão da dilatação dos prazos do Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Ascísio aproveitou o momento da audiência para tocar em um dos pontos que a Sedufsm, em conjunto com o DCE, mais tem debatido desde a implementação do Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE): a desigualdade de acesso às ferramentas tecnológicas por parte dos (as) estudantes e o fenômeno da evasão acadêmica.

“Ao final do semestre, faço um levantamento do total de estudantes que tinham se matriculado na disciplina e de quantos (as) concluíram. Sempre envio esses dados para a coordenação. Temos um elemento bem complicado que é a evasão. Há estudantes que não estão conseguindo acompanhar as nossas disciplinas porque não têm condições de acesso a um sistema de internet qualificado. O sistema REDE não é mais opcional. Então é preciso pensar em uma forma de chegar nesses estudantes que não estão conseguindo acompanhar as atividades para que evitemos a pior evasão da história da universidade”, questiona Ascísio.

Luiz Eduardo Barbosa, representante do DCE-UFSM, levantou outra questão relativa aos (às) estudantes: a assistência estudantil, ao que tanto Burmann quanto seu vice, Luciano Schuch, responderam que o tema é prioridade e que serão feitos todos os esforços para garantir o pagamento das bolsas e do auxílio alimentação para os (as) estudantes que permaneceram nas moradias estudantis…”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Reunião tosa de porco. Ou alguém acha que em BSB está preocupado com isto? É o mesmo que o Diário Vermelho de Santa Maria fazendo campanha pela vinda da ESA. Opinião que conta é de doze milicos estreludos. O resto não interessa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo