CulturaPrefeituraSanta Maria

CULTURA. Escolas de Samba articulam um “plano B” para garantir um mínimo de carnaval de rua na cidade

Prefeitura Municipal garantiria segurança e outros serviços, para Muamba na Gare. É o Plano B
Prefeitura Municipal garantiria segurança e outros serviços, para Muamba na Gare. É o Plano B

Por FABRÍCIO MINUSSI (texto) e DEIVID DUTRA (foto), em A Razão Online

A ideia começou a amadurecer no final da manhã desta quarta-feira e já tinha a adesão de pelo menos quatro escolas de samba da cidade. No que depender da vontade das entidades carnavalescas, Santa Maria poderá ter uma grande festa de carnaval, ao ar livre, para contrapor o cancelamento do desfile das escolas, após o anúncio de que a Prefeitura decidiu suspender os investimentos públicos na Folia de Momo, priorizando aplicação de verbas em áreas como saúde, infraestrutura e educação.

O palco seria o Largo da Gare da Viação Férrea com as participações da Corte do Carnaval e das baterias das escolas de samba. Uma grande Muamba para que a maior festa popular do planeta não passe em branco na maior cidade da região Centro do Estado.

“Já fizemos uma consulta informal e a ideia está amadurecendo. Vamos ter uma reunião às 18h desta quinta-feira com os representantes das entidades carnavalescas. Mas não depende só disso. Isso passa, também, pela manutenção da ajuda dos nossos apoiadores privados e da própria Prefeitura, que além de ceder o espaço que é público, ainda poderia colaborar de outras formas”, disse Magno Garcia, integrante do Conselho das Escolas de Samba de Santa Maria.

Segundo ele, as entidades precisariam, primeiro, definir o formato da festa, quantos dias e como seria a participação de cada um: escolas, empresas que aderirem à proposta e da própria Prefeitura.

“Precisamos materializar a nossa intenção. Quem sabe a gente não possa aportar um montante menor de recursos para que a festa aconteça, sem perder o brilho. Estaríamos dando um belo exemplo para outras cidades do RS, que também cancelaram as suas festas de carnaval. Queremos sinergia e parcerias para montar um bom espetáculo”, disse Magno.

“O espaço está à disposição”, diz secretária

Ao saber através de A Razão da intenção das escolas de samba de promoverem uma grande festa de carnaval a secretária de Município da Cultura, Marília Chartune, festejou. “A Gare está à disposição. É só marcar que o espaço estará reservado. Vamos dar todo o apoio institucional necessário e faremos tudo que estiver ao nosso alcance para que essa festa aconteça”, afirmou.

Marília também disse que assim que a proposta das escolas de samba for formalizada, que a secretaria providenciará a segurança do evento com a Guarda Municipal e a presença dos agentes da Secretaria de Município de Mobilidade Urbana (SMU). A secretária também garantiu a estrutura de arquibancadas para o público, desde que os organizadores do evento arquem com as taxas relativas à aprovação de alvarás. “Repito: estamos abertos a qualquer solução”, disse.

Questionada sobre a possibilidade da Prefeitura ainda aportar recursos às escolas de samba, como previsto no Decreto Executivo que institui o período de Carnaval na cidade, e que está valendo, Marília disse que tudo pode ser avaliado.

“Com a proposta em mãos levaremos as informações para a Secretaria de Finanças e ao prefeito em exercício, o Dr. Farret, para que possamos analisar. Existe uma questão de dificuldade financeira, já aventada, e que culminou com a suspensão desse repasse de R$ 35,5 mil para cada escola de samba. Mas tudo pode ser avaliado. Não podemos criar uma expectativa que depois não se confirme. Erramos em demorar a dar a notícia sobre o cancelamento do recurso inicialmente previsto. Entendemos a situação das entidades carnavalescas, que têm contratos celebrados em decorrência dos investimentos que seriam feitos para o desfile na Avenida Liberdade. Tentamos até o final, mas não conseguimos. Não foi uma decisão da nossa secretaria”, disse Marília.

Nesta quarta-feira, em entrevista ao programa Imembui em Pauta, da Rádio Imembui, o secretário adjunto de Cultura, Josias Ribeiro, também lamentou a situação criada. “Nós erramos em dar essa expectativa. Pedimos desculpas. As escolas ficaram frustradas e nós também, pois somos do carnaval”, afirmou.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Avaaaaaaa, não façam isso,estarao mostrando alternativas ao nosso carnaval,depois não digam que não falei. Vão dar palanque para o Pinguim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo