Eleições 2016PartidosPolítica

ELEIÇÕES. Toma forma o chapão que terá o apoio de Schirmer: Fabiano será o candidato, com Falk de vice

Articulação começou “lá em cima”, com Fabiano e Sartori. E está dando certo (Foto Arquivo)
Articulação começou “lá em cima”, com Fabiano e Sartori. E está dando certo (Foto Arquivo)

Parece evidente: o vice-prefeito José Haidar Farret é considerado carta fora do baralho – ainda que publicamente se mantenha a esperança de que possa ser liberado judicialmente para concorrer. No mundo real, o que ocorre é outra coisa. Depois de reticências, há indícios de que Cezar Schirmer se rendeu às articulações feitas inicialmente nos escalões superiores, diretamente pelo governador José Ivo Sartori (PMDB) e pelo ex-deputado e manda-chuva do PSB gaúcho, Beto Albuquerque. Mais que isso, Schirmer passou a participar das negociações, com o direito de fazer contatos visando a indicação do candidato a vice-prefeito.

Falk, são os indícios, deve se filiar ao PMDB e, abonado por Schirmer, concorrer a vice (foto Arquivo)
Falk, são os indícios, deve se filiar ao PMDB e, abonado por Schirmer, ser o vice (foto Arquivo)

Sim, ainda que a alguns possa parecer inusitado, o ex-petista Fabiano Pereira vai virar candidato do governo à prefeitura. Pelo seu PSB, com a participação do PSD do vice-governador José Cairoli, e do até ontem “inimigo” PMDB, que se torna protagonista, com a indicação do nome para concorrer a vice-prefeito.

E quem seria? Convidado por Fabiano, chancelado por Schirmer, ou vice-versa (não foi possível identificar a gênese), o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Ewerton Falk, é o nome escolhido. O editor papeou com ele. Que não negou. Nem confirmou. Ainda há conversas acontecendo. Este escriba, porém, saiu do papo com a nítida impressão que sim. Isto é, Falk deverá se filiar (hoje não tem partido) ao PMDB e concorre.

A impressão (e não passa disso, reconhece o editor) é que, confirmada a dobradinha PSB/PMDB, com apoio do PSD, os articuladores imaginam ser possível a adesão de outros partidos. Nem que seja por inércia. Seria o caso, quem sabe, do próprio PP de Farret – que é assediado por PSDB, PDT e por pelo menos parte do PT.

Tudo isso, é possível afirmar, ficará bem mais claro ao final de março. Até lá, a candidatura Farret, por força legal e/ou iniciativa do próprio, deverá ser oficialmente deixada de lado. E quem tiver que virar a casaca já terá feito isso. Então, será possível ter uma visão menos nebulosa do quadro pré-eleitoral. Aguardemos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

13 Comentários

  1. A soberba ou querer ser o Centro das atenções com a finalidade de ser alçado ao poder sobre qualquer pretexto aliando se a banda podre da política ou seja o PMDB do Schirmer e do Sartori pode leva-lo a destruição ( lobo em pele de pomba)

  2. Schirmer?Tem mais é que sumir da cidade depois do fiasco de seu governo Fabiano quer ser "estrela" seja com quem fo. Vergonha!!!!

  3. Fabiano é apenas imagem, quem conhece sabe que por trás do populismo não há competência de verdade. Ainda mais quando associado a partidos podres como o PSD e o PMDB.

    Não queria ter que votar no PT, mas pelo visto a situação vai ser votar no menos pior.

  4. Fabiano preciso de coligações pra vencer a eleição e mudar a historia dessa cidade , não é o vice ou um partido que vai dar a linha , vai ser Fabiano Pereira e nesse eu confio.

  5. Infelizmente,os ¨interésses¨ pessoais como diria Brizóla,se tornam maiores do que a própria ideologia partidária,coligações já são duras mudar da água pro vinho é vergonha…Seguindo o seu novo partido,agora apoiará o PSDB,de inimigo passou a ser apoiador….encerrou a sua carreira politica……

  6. Fabiano Pereira, quem te viu e quem te vê hein…
    Se ele é a "renovação" que a política santamariense precisa, imagina o quê sobra para os cavalos velhos.
    Que decepcionante isso. Parece que os ventos de liberdade demorarão para soprar aqui no coração do RS. O clima é de intolerância com essa política suja e escancarada.

  7. É o ex-deputado Fabiano Pereira rasgar seu passado, e seu "pseudo" compromisso com os trabalhadores. É puro pagmatismo para não dizer falta de vergonha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo