AssembleiaCâmara de VereadoresSaúde

LUNETA ELETRÔNICA. Superlotação no Husm, encontro de siglas, caso Jardel e dengue em SM

POR MAIQUEL ROSAURO

* A superlotação do Pronto Socorro do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) será tratada pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Presidente do órgão parlamentar, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) terá uma audiência com a direção do hospital na manhã desta sexta (12), em Santa Maria. De acordo com Valdeci, o objetivo é prestar apoio à instituição e colaborar na busca de alternativas que amenizem o problema. “A Comissão vai colher todas as informações e cobrar medidas dos órgãos competentes. É preciso viabilizar ações em nível regional que desafoguem o hospital”, afirmou.

* Na reunião, Valdeci também vai abordar o tema do Hospital Regional. “A superlotação no PS do HUSM demonstra a urgência que existe pelo começo dos atendimentos no Regional. É fundamental que se defina a gestão do novo hospital e o cronograma de início de atividades”, acrescentou.

Encontro realizado na manhã desta quinta, na Câmara. Foto Divulgação
Encontro de líderes de partidos foi realizado na manhã de ontem, na Câmara de Vereadores. Foto Divulgação

* Na manhã desta quinta-feira (11), o Presidente do Legislativo, Luís Carlos Fort, recebeu os presidentes dos partidos políticos de Santa Maria. O encontro aconteceu para reunir as siglas políticas e colocar o Legislativo a disposição de todos, com o intuito de aumentar a participação política na Câmara de Vereadores.

* Participaram da reunião os presidentes e representantes, Cesar Augusto Ghen (PMDB), Admar Pozzobom (PSDB), João Chaves (PSDB), Miguel Caetano Passini (PDT), Jair Binatto (PTB), Valmir Vieira Jardim (PSL), Sergio Renato Medina dos Santos (PTN), Sidinei Cardoso Pereira (PT), Nelson Cauzzo (DEM), Ramiro Dutra Rodrigues (PSD), Alexandre Lima (PSDB), Osvaldo Vargas Severo (PPL), Tiago Pereira (PSB), Valmir Rodrigues Cesar (PRTB), Gilsione Caurio (PP), Alexandre Vargas (PRB) e Aline Maciel Severo (PR).

* Os três integrantes da subcomissão que vai analisar as denúncias contra o deputado estadual e ex-jogador do Grêmio, Mário Jardel (PSD), foram definidos ontem (11): Sérgio Turra (PP), Jeferson Fernandes (PT) e Tiago Simon (PMDB) foram indicados pelas bancadas de seus partidos e acolhidos por unanimidade pelos demais membros da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

* A subcomissão tem, agora, cinco sessões, prorrogáveis por mais cinco, para avaliar os elementos do caso e ouvir as testemunhas envolvidas.

* Jardel é investigado na Operação Gol Contra, deflagrada pelo Ministério Público em novembro do ano passado, após denúncia de um dos assessores do deputado. O ex-jogador teria cometido diversos crimes, como desviar recursos da Assembleia e exigir parte dos salários de servidores. Dentre as provas contra ele, estão gravações e escutas telefônicas que comprovariam o esquema.

* A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) da Prefeitura confirmou ontem (11) dois casos de dengue “importados” em Santa Maria. Trata-se de uma mulher, que esteve recentemente em Araranguá (SC), e de um homem que viajou para Campo Grande (MS). As notificações das suspeitas foram emitidas no final de janeiro. Os pacientes fizeram coleta de sangue. O material foi analisada pelo Laboratório Central (Lacen) de Porto Alegre.

* De acordo com a superintendente da SVS, Selena Michel, equipes das vigilâncias Ambiental e Epidemiológica da Prefeitura estiveram nas residências dos infectados e realizaram varreduras em torno dos imóveis.

* “Não encontramos focos de criadouros de larvas e nem do mosquito aedes aegypti. Continuamos acompanhando o quadro desses dois pacientes, que estão em recuperação”, explicou Selena.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Vi em reportagem uma chamada e imagem de DIRETORES do HUSM.
    Na foto temos 4 (quatro) diretores.
    Eles são eleitos? Ou são CCs da reitoria?
    E a salvadora EBSERBH? Que iria solucionar TODOS problemas do HUSM? Tambem deve ter mais uns 4 (quatro) diretores. Muito cacique e pouco índio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo