Artigos

O “Campus” é do povo – por Carlos Costabeber

Santa Maria tem uma população predominantemente jovem, e que necessita de áreas para a prática de esportes e lazer. Mas infelizmente, a cidade oferece poucos espaços. A Prefeitura projetou a criação de meia dúzia de novos parques públicos, mas tudo não passou da intenção. As áreas até foram adquiridas, mas por falta de recursos, vontade politica e profissionalismo, (ainda) não saíram do papel.

Sou um caminhante inveterado, e por muitos anos tive que driblar os buracos das calçadas espalhados por toda a cidade. A pista do Farrezão, que por ter uma localização privilegiada, seria uma boa alternativa; mas é quase um desrespeito com os usuários pelo estado em que se apresenta. E também na região central, resta o Parque Itaimbé, mas que necessita de constante manutenção, e que não pode ser utilizado à noite por falta de segurança.

Mas felizmente Santa Maria ganhou uma área pública de laser e para a prática dos mais variados esportes: o Campus da UFSM. Com a construção de um belissimo calçadão e ciclovia (que deverá ser ampliado no futuro), que começa na faixa velha e vai até o Parque de Exposições, a comunidade passou a ter um magnifico espaço para usufruir em qualquer dia e horário.

Assim, o Campus se tornou o grande parque da cidade. Nos finais de semana, milhares de pessoas procuram os espaços verdes e com muita sombra, para soltar as crianças e os cães de estimação. É gente correndo, caminhando, andando de bicicleta ou de skate; o chimarrão correndo de mão em mão, e a conversa agradável nas rodas de amigos. Um cenário realmente encantador, onde não se vê lixo no chão, buzinas ou até mesmo gente fumando. Todos contribuem para que o cenário seja perfeito.

Escrevo, para motivar a comunidade (a maioria absoluta ainda não conhece) a usufruir desse grande parque público, que é o Campus da UFSM. Vá de carro, moto, ônibus, bicicleta, de carona ou mesmo a pé. Mas não deixe de oferecer a sua familia uma qualidade de vida ao ar livre, e que está disponivel tão pertinho da gente. Parabéns à UFSM pelo presente oferecido à comunidade de Santa Maria. Um presente que ainda pode receber melhorias, desde que a Prefeitura se dê conta de que também precisa ajudar a Universidade a bem receber seus municipes.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo