Artigos

A importância da KMW – por Carlos Costabeber

O último dia 9 teve um significado importantíssimo para Santa Maria, com a inauguração das instalações da KMW, maior fabricante europeu de equipamentos e sistemas de Defesa.

Como é um assunto árido para a maioria, cito as palavras que o Prefeito Schirmer e eu ouvimos do Presidente Mundial da empresa, em março de 2015 no Rio de Janeiro. Disse o Sr. Frank Haun: “a KMW será a maior empregadora de Santa Maria, só perdendo para a UFSM”. E mais: “Nossa empresa tem mais de 170 anos, e não planeja apenas por alguns anos, mas por gerações”.

Essa confissão reservada mostra o potencial de expansão no longo prazo da unidade da KMW. Hoje, está focada apenas na manutenção e modernização dos blindados do Exército, mas o plano é bem maior. Com um portfólio de veículos militares sobre rodas e lagartas, e sistemas de simulação, podemos ter uma ideia do potencial que essa fábrica representa. Por isso eles planejam a longo prazo, e aqui poderá ser uma importante plataforma de produção e exportação de seus produtos; dotados de altíssima tecnologia e grande valor agregado.

A cidade ganhará muito, pois diversas indústrias aqui se instalarão como seus fornecedores. Por consequência, teremos profissionais altamente qualificados (e bem remunerados), principalmente os egressos das universidades, que hoje não encontram trabalho por aqui. Convênio já foi assinado com a UFSM e com fornecedores locais, para atender às demandas da empresa alemã.

Por isso, tenho certeza de que Santa Maria ganhou um presente, que nem nós conseguimos dimensionar. E devemos esse investimento ao conterrâneo Nelson Jobim, que quando Ministro da Defesa, criou um programa de estimulo às empresas brasileiras dessa área. E foi ele quem convenceu a KMW a vir para a sua cidade natal, numa parceria com o Prefeito Schirmer.

Modestamente também deixei minha contribuição, pois em dois momentos decisivos para a instalação da empresa, pude atender de pronto às solicitações do Diretor, o amigo Christian Boge.

Vida longa à nossa KMW, ponta de lança da moderna industrialização da cidade.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo