CIDADE. Municipalizar ou renovar o contrato com a Corsan, debate que poderá opor a Prefeitura à Câmara
A qualquer momento, provavelmente na próxima semana, a Comissão Especial da Câmara de Vereadores que trata da questão do contrato de abastecimento de água e esgoto no município deve apresentar seu relatório.
O editor apurou, junto a fontes próximas aos edis que participam do colegiado (Pastor Chaves, do PSDB, Daniel Diniz, do PT, e Marta Zanella, do PMDB), que a posição a ser apresentada no documento de conclusão dos trabalhos será a de renovar o contrato com a Corsan, que termina em outubro.
Isso não significa adesão automática, segundo pode entender o editor. Uma série de condições, muito além daquelas propostas pela companhia em setembro do ano passado, seria posta na mesa para debate junto à Prefeitura e outros setores da comunidade. E, sobretudo, garantias reais de investimento e não apenas promessas. E mais: o contrato, constaria no relatório, não poderia exceder 20 anos – em vez das três décadas de relacionamento propostas pela empresa estatal.
As informações ainda são muito difusas. E somente se esclarecerão, mesmo, quando o relatório for divulgado. Mas, e isso já é possível antecipar, a conclusão da comissão (a ser referendada ou não pelo plenário do Legislativo) colide com a posição do prefeito Cezar Schirmer, anunciada ainda neste final de semana, em reportagem publicada no jornal A Razão e reproduzida AQUI.
O comandante do Palacete da SUCV está firmando posição em torno da municipalização dos serviços. Nada de privatização, mas um órgão público (pode ser uma autarquia) gestor do abastecimento de água e esgoto. Não se sabe ainda a posição de outro colegiado, a comissão de notáveis formada pelo próprio prefeito e integrada pelo advogado Péricles Lamartine Palma da Costa (OAB), e pelos empresários Luiz Fernando Pacheco (Cacism), Vilson Serro (Adesm) e Evandro Zamberlan (Adesm), mas há indicativos de que também se inclinariam pela municipalização.
Enfim, um debate intenso será posto nos próximos meses. Há um temor, no entanto, que a discussão possa ser contaminada pela campanha eleitoral. Algo ainda a ser conferido, mas com potencial para provocar uma bela de uma barafunda nessa situação toda. Aguardemos.
OBSERVAÇÃO DO EDITOR: a imagem que ilustra esta nota é do Arquivo do jornal A Razão.
Muito obrigado por aprovar meu comentário anterior. Desculpe pelas ofensas no último.
Tem que internar o Reizinho Seu Vieira.
Essa é pra ti Claudemir, só porque teu site tá sendo patrocinado pela prefeitura, é injusto barrar comentários contrários a ela, teus leitores tem direito a se expressar livremente, meu comentário anterior não tinha nenhuma ofensa ao péssimo governo Schirmer. Tu tá se "acadelando" pra essa prefeitura medíocre, por isso não vejo mais nenhuma crítica nesse site.
NOTA DO SÍTIO: o leitor tem todo o direito de criticar o editor. Mas não seria adequado demonstrar cegueira (literal). Basta ler o comentário imediatamente anterior.
O prefeito esta fora do seu juízo perfeito desde os acontecimentos da Kiss. Tomando decisões totalmente equivocadas, sem nexo, sem pensar no bem da cidade. Seus secretários são ainda mais incompetentes. Só resta esperar pelos vereadores barrarem essa lamentável decisão.
Odebrecht Ambiental opera em Uruguaiana.
Outras operadoras de Saneamento tambem são doadoras.
Lembrem disto.
Acho que peguei pesado no comentário anterior, que acabou não sendo aprovado. Só queria chamar a atenção sobre o contrato da Revita (coleta de lixo), após péssimos (ainda é elogio) serviços prestados, o senhor prefeito continua renovando o contrato com a dita empresa, e pra não ficar feio, fica aplicando "multas", que com certeza nunca são pagas. É a mesma terceirização que o prefeito quer aplicar na NOSSA água.
Prefeitura não sabe nem dar alvará, esse prefeito simplesmente quer acabar com santa maria, e digo , quando terminar seu mandato vai para porto alegre e muito cedo nao vai aparecer por aqui. Ele ODEIA ( estou gritando senhor editor ) santa maria depois do 27 de janeiro .
Bem,quando se diz que o prefeito está firmando posição na municipalização e não na privatização, cabe aqui algumas considerações.
O serviço de coleta de lixo aqui em SM, é público ou privado?
O serviço de manutenção da iluminação é público ou privado?
Bueno, se você respondeu que estes dois serviços são privatizados, parabéns, você acaba de derrubar a tese do prefeito de que os serviço de saneamento será tão somente municipalizado.
Sim, pois este é o modelo que o prefeito irá propor. A prefeitura irá contratar empresas privadas para executarem os serviços que hoje é prestado pela empresa pública Corsan. É isto. O resto é jogo de palavras.
Tem que ANOTAR e depois cobrar os nomes destas comissões e suas deliberações. Quando faltar água em bairros onde nunca faltou, vamos lembrar dos membros de uma comissão delegada pelo Prefeito. Tem que colocar especialistas da UFSM e UNIFRA, onde tem cursos técnicos e de direito, gestão e finanças e imaginar COMO seria uma empresa pública.
Como está a iluminação da cidade? E a saúde nos postos onde prefeitura administra?
Eu já anotei a comissão, eram 3, já são 4 e crescendo, pois quando a coisa pende para um lado, se insere alguem que equilibre ou possa pesar para onde se quer. Podem verificar, a comissão eram três.