CidadaniaPolítica

PRÓ-DILMA. Manifestação contra o impeachment movimentou o Centro, no início da noite desta sexta

Multidão se manifestou contra o impeachment de Dilma, no ato desta sexta, no centro
Multidão se manifestou contra o impeachment de Dilma, no ato desta sexta, no centro

Por ATÍLIO ALENCAR (texto e fotos), Especial para o sítio

Por volta das 18h da tarde dessa sexta-feira, uma pequena multidão começou a colorir a praça Saldanha Marinho de vermelho. Convocada por coletivos locais integrados à defesa do governo de Dilma Roussef e o ministro recém-empossado, Lula da Silva, a manifestação foi ganhando corpo, talvez não por coincidência, após o horário comercial. Aos poucos, a praça foi sendo tomada por um público humanamente diverso (destaque para a significativa participação feminina, que provavelmente ultrapassou o número de homens), embora formado majoritariamente pela militância organizada de estudantes, partidos de esquerda e sindicalizados.

Mulheres talvez tenham sido a maioria no ato
Mulheres talvez tenham sido a maioria no ato

Desde cedo, uma bateria improvisada dava o tom clássico das manifestações de esquerda, com direito ao microfone passando de mão em mão e discursos inflamados em defesa da democracia, dos direitos dos trabalhadores, das comunidades periféricas e do Estado de Direito. Em certa altura, após as falas empolgadas de militantes identificados com o Partido dos Trabalhadores, o deputado estadual Valdeci Oliveira tomou a palavra para reforçar a importância de se garantir a legalidade e o cumprimento do mandato da presidente Dilma Roussef, chamando a atenção para os interesses obscuros envolvidos na campanha pró-impeachment.

Manifestação também foi à rua do Acampamento
Manifestação também foi à rua do Acampamento

Após a concentração, a marcha tomou a Rua do Acampamento em direção à José Bonifácio, contando com um aparato organizativo que tratou de controlar o fluxo dos carros, ora barrando o trânsito, ora reorientando o ritmo do tráfego nas ruas centrais. Sempre aos gritos de “Não vai ter golpe!” e outras palavras de ordem coerentes com o repertório político da manifestação, a manifestação despertou a curiosidade dos moradores, que demonstravam simpatia ou repúdio com bandeiras nas janelas.

Quando a marcha dobrou a Professor Braga, a massa já somava cerca de 2000 pessoas. Apesar do protesto de alguns motoristas na altura do cruzamento entre as ruas José Bonifácio com a Professor Braga, a marcha correu sem maiores incidentes, e dispersou após atravessar o calçadão Salvador Isaías – não sem antes uma parada estratégica em frente a um empreendimento cujo proprietário, líder das manifestações locais anti-corrupção, enfrenta atualmente processo judicial sob suspeita de sonegação tributária.

Ao final do ato, uma próxima manifestação foi convocada para o dia 31 de março.

especial 4

 

#

especial 5

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo