Destaque

CIDADE. Mais de 28 mil já foram vacinados contra a gripe em SM. E o sábado é o Dia D contra a ‘influenza’

Meta é vacinar 96,3 mil, até o final da campanha . No sábado, esquema especial é montado para imunizar o máximo de pessoas
Meta é vacinar 96,3 mil, até o final da campanha . No sábado, esquema especial é montado para imunizar o máximo de pessoas

Por FABRÍCIO MINUSSI (com foto de Arquivo), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

A Prefeitura de Santa Maria, através da Secretaria de Município de Saúde (SMS), realiza nesse sábado, o Dia D de Vacinação Contra a Influenza, na cidade, bairros e localidades de difícil acesso e nos distritos. Todos os postos de saúde estarão abertos funcionando a partir das 8h às 18h. A Unidade Móvel de Saúde estará na Praça Saldanha Marinho. A Campanha Nacional de Vacinação segue até 20 de maio.

Um posto avançado estará vacinando no Monet Plaza Shopping. Equipes volantes Atenderão as comunidades do interior, conforme cronograma previamente estabelecido e divulgado pela SMS. A imunização é exclusiva para os integrantes dos grupos prioritários e protege contra os três vírus da Influenza – H1N1, H3N2 e Brisbane.

Podem se vacinar todos que integram os chamados grupos prioritários. A vacina é somente para os santa-marienses, portanto, é necessário apresentar um comprovante de residência para receber a dose. Nesta sexta-feira (29) a SMS recebeu um quarto lote de vacinas da Secretaria Estadual de Saúde (SES) Saúde, com um quantitativo de 16,4 mil doses para os postos de saúde da cidade. O quinto e último lote deve chegar à cidade ainda na próxima semana.

Ao todo, mais de 64 mil vacinas já foram disponibilizadas para o público alvo em Santa Maria, totalizando 70% da meta de 96,3 mil doses.

Grupos prioritários

– Crianças de seis meses a 4 anos 11 meses e 29 dias – (14.147 pessoas)

– Gestantes em qualquer idade gestacional – (2.555 pessoas)

– Puérperas até 45 dias após o parto – (420 pessoas)

– Trabalhadores de saúde (público e privado) – (13.812)

– Povos indígenas, a partir dos seis meses – (198 pessoas)

– Indivíduos com 60 anos ou mais – (36.292 idosos)

– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida sócia educativa (a definir)

– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional –- (a definir)

– Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis * – (28.933 pessoas)

* Doenças crônicas não transmissíveis: doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica e doença neurológica crônica e outras condições clínicas especiais (Imunossupressão, obesos, transplantados, portadores de trissomias). Este Grupo somente receberá a vacina mediante atestado médico de sistema publico ou privado.

Balanço aponta 28.321 vacinados

Um balanço divulgado pelo Setor de Imunizações da Prefeitura indica que já foram vacinados, até o final da tarde desta quinta-feira (28), 28.321 santa-marienses que integram os grupos prioritários. O grupo que mais vacinou foi o de idosos (13.817). Já o grupo de puérperas foi o que atingiu, até o momento, a maior cobertura, tendo vacinado 39,29% da meta (veja o balanço abaixo).

Vacinados por grupo e metas

Crianças menores de 5 anos: meta – 14.147

Vacinados: 2.979 – 21,06%

Gestantes: meta – 2.555

Vacinados: 763 – 29,86%

Trabalhadores da saúde: meta – 13.812

Vacinados: 4.512 – 32,67%

Puérperas: meta – 420

Vacinados: 165 – 39,29%

Idosos: meta – 36.292.

Vacinados:13.817 – 38,09%

Índios: meta – 168

Vacinados: 1 – 0,60

População privada de liberdade: vacinados 586

Funcionários do sistema prisional: vacinados 89

Comorbidades: vacinados 5.409

Total geral: 28.321 pessoas vacinadas

Unidade móvel, Monet e equipes volantes no interior

O Dia D contará com equipes volantes que estarão vacinando contra a Influenza a população rural e moradores dos bairros de difícil acesso. As equipes percorrerão os distritos de Santo Antão, Boca do Monte, Arroio do Só e Pains em diversos horários neste sábado (30). Já a Unidade Móvel de Saúde da Prefeitura estará atendendo, neste sábado, na Praça Saldanha Marinho, das 8h às 18h. Um outro posto avançado também estará atendendo das 10h às 18h. A SMS reforça que nestes dois locais a vacinação será para pessoas com mais de 9 anos de idade, pertencentes aos grupos considerados prioritários. Uma equipe comandada pela secretária Vânia Olivo estará percorrendo os locais de vacinação a partir das 8h desse sábado.

Cronograma da equipe volante de vacinação no Dia D no interior

SANTO ANTÃO

ESF Santo Antão – das 8h30 às 16h30

BOCA DO MONTE

US Felício Bastos (Boca do Monte) – das 8h30 às 16h30 (Enfermeira Ariza)

ARROIO DO SÓ

ESF Arroio do Só: das 13h às 16h30

Água Boa I: 12h40

Água Boa II: 13h

Rincão N Sra Aparecida: 14h30

Tronqueiras: 15h

PAINS

ESF Pains: das 8h às 12h

Lagoão do Ouro: 08h30

São Sebastião: 09h

São Geraldo: 10h30

Picada do Arenal: 11h

Esquema ampliado de atendimento será mantido

Ainda na quinta-feira (28) o Ministério da Saúde lançou nota facultando os municípios brasileiros à realização do Dia D de Vacinação. Segundo a secretária de Município da Saúde (SMS), Vânia Olivo, a Prefeitura de Santa Maria optou por manter o calendário previamente planejado e divulgado. “Estamos prontos e esperando a população que integra os grupos prioritários nos postos de saúde e demais locais de vacinação”, afirmou a secretária.

Na manhã desta sexta-feira a secretária da SMS disse que a partir da próxima segunda-feira será mantido o esquema de equipes extras de vacinação e horários ampliados (dois turnos) de imunização nos postos de saúde. “Seguiremos o mesmo planejamento executado na primeira semana da campanha e ao final da próxima semana faremos uma nova avaliação do desempenho das equipes”, disse Vânia Olivo.

“Também vamos priorizar o atendimento para fechar a meta de vacinação dos trabalhadores da saúde. A secretária destacou que a Prefeitura já distribuiu aos postos de saúde, hospitais da cidade e Pronto-Atendimentos (PAs) cerca de onze mil doses da vacina (Veja, abaixo, o quantitativo de vacinas já distribuídas em unidades de saúde da cidade).

Vacinas aos trabalhadores da saúde (já entregues)

Casa de Saúde: 390

Hospital da BM: 266

Caridade: 2,5 mil

HGU: 325

Husm: 4.5 mil

PAs e Samu – 200

Postos de Saúde: 2 mil

Hospital São Frrancisco: 177

Unimed: 469

Basm: 110

Apoiadores

As equipes de vacinação da Prefeitura contam com o apoio de residentes e alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro Universitário Franciscano (Unifra) e Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas).

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo