PrefeituraSanta MariaSegurança

CIDADE. Para Coronel da BM, insegurança aqui “não é alarmante”, quando comparada a Caxias, Pelotas…

Na reunião do GGI, comantante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da BM ofereceu dados que subsidiam sua ideia de que aqui não é pior que em Caxias do Sul, Pelotas e Passo Fundo. Os indices, porém, não foram divulgados
Na reunião do GGI, comantante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da BM ofereceu dados que subsidiam sua ideia de que aqui não é pior que em Caxias do Sul, Pelotas e Passo Fundo. Os indices, porém, não foram divulgados

Por VERA JACQUES (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Superintendência de Proteção Social, Cidadania e Direitos Humanos realizou, na manhã desta quarta-feira (27), reunião ordinária do Colegiado do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGI-M). O encontro foi presidido pelo prefeito Cezar Schirmer e também contou com a participação do titular da Superintendência de Proteção Social, Cidadania e Direitos Humanos, Luiz Eliton Cordenuzzi; do comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO-C), coronel Worney Mendonça, do presidente da Câmara de Vereadores, João Ricardo Vargas, secretários de município, representantes de entidades, entre outras autoridades municipais.

A pauta principal da reunião se direcionou a questões de segurança, tanto no centro como nos bairros da cidade. Também foram abordadas as medidas de segurança no dia da passagem da Tocha Olímpica por Santa Maria, no mês de julho. Ao final, o prefeito Cezar Schirmer prestou uma homenagem ao ex-secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, falecido em acidente de carro, na última quinta-feira (21). Manica foi o primeiro coordenador do GGI-M.

Em sua manifestação, o comandante do CRPO-C expôs as dificuldades enfrentadas com a transferência de 66 brigadianos e 10 viaturas para Porto Alegre. O coronel Mendonça explicou que conseguiu reverter parte da situação, com o retorno de 16 policiais militares e de quatro viaturas. O comandante fez o relato sobre os números reais da violência de Santa Maria e afirmou que os índices da cidade não são alarmantes, se comparados com municípios como Pelotas, Passo Fundo e Caxias do Sul.

Segurança é problema grave, afirma prefeito

O prefeito Cezar Schirmer afirmou que o importante é destacar que a violência é um problema geral do Brasil, e não somente de Santa Maria. Schirmer disse que o país vive um momento em que a insegurança vem se constituindo de forma crescente em um desafio, em um problema cada vez mais grave. “Os indicadores de Santa Maria, se comparados com outras cidades do mesmo porte no Rio Grande do Sul nos revelam que a segurança existe, mas em menor intensidade do que em outras cidades do país. Ainda estamos em uma situação privilegiada, agora a insegurança é um problema grave, não há nenhuma dúvida”, constata Schirmer.

Diante da manifestação de Mendonça, o chefe do Executivo prefeito ponderou que mesmo diante da crise que vive o Estado, não se justifica tirar brigadianos e viaturas da cidade e mandar para a capital. “Isto não tem nenhum sentido. Nós realmente estamos inconformados com isto”, argumentou o prefeito.

“Foi uma das melhores reuniões do GGI-M dos últimos tempos”. Com esta declaração, Cordenuzzi definiu o encontro desta quarta-feira. O superintendente ressaltou a exposição do coronel Worney Mendonça que apresentou, com gráficos e índices, os locais de maior incidência da  criminalidade em Santa Maria, principalmente de assaltos a mão armada, assaltos a pedestres e assaltos a estabelecimentos comerciais. Cordenuzzi argumenta que a Brigada, como polícia ostensiva, expôs o que está sendo feito e as medidas que ainda serão adotadas, como o reforço no policiamento, com o posicionamento de brigadianos circulando pelas áreas mais críticas, no centro e nos bairros. “A promessa que houve é que realmente eles vão buscar uma solução”, declara o superintendente…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Mas são todos uns gênios do argumento. Aqui não é tão ruim quanto na síria. Que bela desculpa para não trabalhar. Isso é um argumento medíocre para acobertar os fatos. Basta ficar 15min no centro para ver. Mas fiquem calmos, os estudantes já vão protestar pelo aumento da passagem…. Não vai faltar viatura e bala de borracha. Pra bater em estudante não falta candidato. Já
    Para enfrentar a marginalha….

  2. Os militantes de esquerda têm que entender que, segundo a ideologia deles, não são assaltados. Sofrem uma expropriação realizada por um revolucionário primitivo. Afinal, propriedade privada é coisa da Globo.
    No mais, enquanto não houver um tiroteio no centro da cidade, está tudo bem.

  3. Não resolve comparar o índice de violência de Santa Maria com os de outras cidades do mesmo porte. Façam comparações em relação a Santa Maria mesmo e vejam que a coisa piorou demais. Para o cidadão, um mísero furto de uma roupa no varal já é alarmante. Qualquer violência ou subtração ilícita de patrimônio é alarmante.Imagine os furtos e assaltos em plena luz do dia, na rua ou dentro de casa, onde a gatunagem impune invade sem o menor pudor. Evidencia que as coisas não estão controladas. Guarda municipal é uma piada de mau gosto, tal sua ineficácia. A população precisa de segurança e não de desculpas.

  4. É, não é alarmante, para quem anda fardado e armado não deve ser.
    Quem anda a paisana, sem um canivete no bolso e circula pela cidade não é alarmante, pois se der um alarme ninguem atende.
    As vezes eu acho que nossas autoridades moram em uma cidade diferente da Santa Maria do povo. Ele sobrevoam a cidade, não notam os problemas, não tem buraco (helicópteros), não tem assalto (entrega voluntária de bens para desconhecidos),…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo