Coluna

É ESPORTE. De um lado, drama da Dupla Rio-Nal. De outro, a alegria dos Soldiers. E tem o livro sobre a CPI

Riograndense e Inter-SM empataram em 2 a 2 no feriado. Foi ruim pra aos dois (foto Deivid Dutra/A Razão)
Riograndense e Inter-SM empataram em 2 a 2 no feriado. Foi ruim pra aos dois (foto Deivid Dutra/A Razão)

Por RAMIRO GUIMARÃES

Rivais abraçados

Foi um jogo empolgante: quatro gols, lances polêmicos e todos os ingredientes de um grande clássico. Mas o fato é que o empate em 2 a 2, entre Riograndense e Inter-SM, na tarde de quinta-feira, no Estádio Presidente Vargas, foi péssimo para os dois clubes na Divisão de Acesso. Para piorar, o Santa Cruz venceu o seu clássico, contra o Avenida, e aumentou novamente a diferença em relação aos representantes de Santa Maria. Pela ordem, o Galo tem 12 pontos, o Inter-SM tem 9 e o Riograndense só 5 pontinhos. Assim, a Dupla Rio-Nal segue na ponta de baixo na tabela de classificação do Grupo A, faltando apenas três rodadas para o final desta fase. Trocando em miúdos: um clube de Santa Maria vai cair. Não tem como evitar isso (ainda que a Matemática diga que é possível…). E a probabilidade de os dois jogarem juntos a Terceirona em 2017 é bem grande, viu!?

Hoje, o Riograndense seria rebaixado diretamente, sem escalas, e o Inter-SM jogaria um autêntico mata-mata com o Panambi (ou Santo Ângelo). Na rodada de final de semana, o Alvirrubro encara o Brasil, de Farroupilha, e o Periquito pega o São Gabriel. Os dois jogos serão em Santa Maria. Nem precisa dizer que é obrigatório vencer. Para tentar, em um cenário um pouco mais otimista, fazer com que Santa Maria mantenha pelo menos um time na Divisão de Acesso. Por enquanto, os dois estão afundando abraçados.

Go, Soldiers!!!

Time da cidade recebe o Santa Cruz Chacais na Baixada, em clima de festa
Time da cidade recebe o Santa Cruz Chacais na Baixada, em clima de festa

Antes de a Dupla Rio-Nal entrar em campo no final de semana pela Divisão de Acesso, toda a torcida de Santa Maria estará voltada para outro time, de outro esporte. O Santa Maria Soldiers recebe o Santa Cruz Chacais, sábado, às 14h, na Baixada, no seu último compromisso pela fase classificatória do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano. O desafio é vencer mais uma partida, manter o aproveitamento de 100% e chegar um pouco mais perto da final do Estadual, o Gigante Bowl, no Beira-Rio. E o clima já está preparado para que os soldados santa-marienses façam mais uma grande apresentação.

O público na casa do Inter-SM deve superar a casa de mil torcedores e será embalado pelo comunicador Fabiano Oliveira, da Rádio Atlântida, que irá sortear brindes e agitar a turma. E, como jogo é em um estádio de futebol, que tal manter o hábito de colar o ouvido no radinho? Pois bem, a Rádio Universidade 800 AM vai transmitir o confronto. Com narrador, comentarista e repórter. Ou seja, até para quem não manja muito de futebol americano, vai dar para torcer para o Santa Maria Soldiers. E entendendo o que rola no campo.

Futebol na Feira

esporte livro cpiA Feira do Livro de Santa Maria começa neste sábado e, já na segunda-feira, o futebol estará em destaque. Às 17h, na Praça Saldanha Marinho (é claro), será lançado o livro “A CPI do Futebol: Agendamento e Processualidades Sistêmicas” de Antonio Guilherme Schmitz Filho.

O professor é o coordenador do Laboratório de Análises dos Cenários Esportivos na Mídia (LACEM) do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM). O LACEM se dedica a estudar as relações entre mídia e esporte, e o livro que trata da CPI do Futebol segue essa mesma linha. E o mais bacana é que a publicação do professor Antonio não será vendida na Feira do Livro. Será doada! Todos aqueles que comparecerem à sessão de autógrafos serão presenteado com um exemplar. Está aí grande pedida para segunda-feira!

Gre-Nal a perigo

Com todo o respeito que São José e Juventude (e suas respectivas torcidas) merecem, mas Inter e Grêmio têm a obrigação de fazer a final do Gauchão. Pela tradição, pelo investimento, enfim. E, se isso não acontecer, será um fiasco dos grandes do futebol gaúcho.

Para chegar à decisão, o Inter, que não conseguiu fazer o dever de casa no jogo de ida, precisa vencer o São José ou empatar com gols na tarde de sábado, no Passo D’Areia.  Já a tarefa do Grêmio, domingo, na Arena, é bem mais complicada. Graças à derrota por 2 a 0 para o Juventude, em Caxias do Sul, o Tricolor só vai à final se golear o time da Serra.

Recapitulando: o último campeão gaúcho fora da Dupla Gre-Nal foi o Caxias, em 2000. E sabe quando foi a última vez que Grêmio e Inter não ficaram nem entre os primeiros lugares? No distante ano de 1954, quando o já extinto Renner sagrou-se campeão e o Brasil, de Pelotas, foi o vice. Há 62 anos. E pode acontecer em 2016 de novo. Será?

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo