Coluna

É ESPORTE. TV manda e o futebol perde para política. Mas na cidade há duas novidades: pavilhão e, sim, TV

Por RAMIRO GUIMARÃES

Um outro jogo

Aos desavisados, cabe informar: não teremos futebol na tarde deste domingo. Não na televisão, ao menos. A votação do processo de impeachment da presidente Dilma Roussef na Câmara dos Deputados (que pode determinar o afastamento da mandatária, ainda que não lhe tire o cargo em definitivo) provocou esse efeito.

Realmente, trata-se de um momento histórico na vida do país (sem entrar no mérito de que forma se chegou a isso ou conduzido por quem), e seria até compreensível que todas as atividades esportivas marcadas para o 17 de abril no país fossem suspensas ou adiadas. Desde que a decisão, é claro, partisse de um órgão de segurança ou das federações de futebol, vôlei, basquete, enfim.

Porém, quem decidiu isso foi a emissora detentora dos direitos de transmissão dos principais campeonatos do Brasil: a Rede Globo. E todas as suas afiliadas, por consequência. É por isso, por exemplo, que Inter e São José jogarão pelo Gauchão às 16h20 deste sábado, mesmo horário de Corinthians e Red Bull Brasil, válido pelo Paulistão. Ah, e tem também um América x Cruzeiro, no mata-mata do Mineiro.

Retirar alguns jogos da tarde de domingo serve apenas para atender a um desejo da emissora. Uma escolha de quem paga e, por isso, tem esse poder. Inclusive, de influenciar uma parcela muito significativa da população. Mudar a grade de programação no domingo nada tem a ver com civismo ou democracia. É algo bem simples. Diz a respeito à linha editorial da empresa. Ou à ideologia, como queiram.

E também não há nada de errado nisso. A lei do mercado permite, e a Globo fez. Aliás, analisando um pouco mais friamente, da forma como a política tem sido tratada neste período, carregada de passionalidade e com uma boa dose irracionalidade, até que faz um certo sentido trocar o futebol pelos discursos dos parlamentares em Brasília. Há uma similaridade entre esses dos ambientes. De repente, foi uma decisão acertada mesmo.

Equipe da UFSM representará Santa Maria na Série Bronze, juntamente com o União Independente
Equipe da UFSM representará Santa Maria na Série Bronze, juntamente com o União Independente

Futsal em dose dupla

Começa neste final de semana a Série Bronze do Campeonato Gaúcho de Futsal, que nada mais é do que a terceira divisão do Estadual da modalidade. E tem time daqui em quadra, é claro… Em dose dupla. Estão no Grupo 1 da competição os santa-marienses União Independente (que recebe a ADCH, de Salto do Jacuí, na noite de sábado no CDM) e UFSM (que fará a sua estreia lá em Uruguaiana, contra a tradicional Uruguaianense).

O curioso é que, no ano passado, Santa Maria entrou na disputa com apenas uma equipe, o União Independente. Já em 2014, na retomada do futsal local em competições profissionais, foram dois representantes: o União de sempre e o América.

Na teoria, essa divisão (de recursos financeiros, inclusive) poderia enfraquecer os times. Pois é… Só que o desempenho foi muito melhor do que em 2015. E é apostando nessa lógica que o União Independente (reforçado a partir de uma parceria com a Associação Amigos do Riograndense) e a UFSM (custeada por meio de um projeto muito bacana da instituição de Ensino Superior) entram animados nesta Série Bronze. E que Santa Maria possa reviver (logo!) aqueles bons tempos do futsal, vivenciados com Veículos Pozzobon e Jobi, nos idos dos anos 80 e 90.

E lá em Santa Catarina…

Santa-mariense Sandro Colvero comanda o Mafra no Catarinense de Futsal
Santa-mariense Sandro Colvero comanda o Mafra no Catarinense de Futsal

Se o futsal de Santa Maria está fora da elite gaúcha, o Coração do Rio Grande marca presença na Divisão Especial do Campeonato Catarinense com o técnico Sandro Colvero. O santa-mariense, filho do professor Leonardo Colvero, a maior referência do esporte na cidade, comanda o Mafra Futsal.

Na cidade do Norte de Santa Catarina, Sandro conquistou o acesso no ano passado e, agora, duela com algumas das grandes forças do futsal brasileiro, como Jaraguá, Concórdia, Tubarão, Joinville e Floripa Futsal. Todas elas jogam a Liga Nacional. E Sandro Colvero, que já rodou muito pelo interior do Rio Grande do Sul (e fez história em Santiago), está no meio dessa turma. Merece, pois tem qualidade de sobra.

Pavilhão + televisão

A primeira rodada da Divisão de Acesso com futebol nos dois estádios de Santa Maria terá novidades para a torcida. Como a diretoria do Riograndense conseguiu os alvarás e fez antes o tal acordo com o Ministério Público, o Estádio dos Eucaliptos já recebeu público no jogo da última quinta-feira. Bem pouco, até porque a confirmação de que os portões seriam abertos só saiu poucas antes de a bola rolar, mas recebeu.

Setor com as cadeiras que vieram do Estádio Olímpico, enfim, pode ser ocupado
Setor com as cadeiras que vieram do Estádio Olímpico, enfim, pode ser ocupado

E domingo à tarde, na partida contra o Guarani, de Venâncio Aires, a grande atração para os torcedores será conhecer, enfim, o novo pavilhão social, repaginado com as cadeiras que vieram do Olímpico, a antiga casa do Grêmio. Cerca de 150 torcedores esmeraldinos já são proprietários de cadeiras e, por isso, têm acesso livre ao setor. Para os demais, o ingresso para o pavilhão social custa R$ 50,00.

Do lado do Inter-SM, que pega o Pelotas na segunda-feira à noite, na sua primeira partida oficial em casa, a Associação Avante Alvirrubro conseguirá realizar a transmissão (pra valer!) ao vivo do confronto pelo canal oficial do clube no Youtube, a Inter SM TV. Algumas tentativas já foram feitas em Pelotas, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e São Gabriel, mas o resultado ficou um pouco comprometido em função da qualidade do sinal de Internet oferecido pelo clube mandante.

Agora, não. Com a sua estrutura à disposição, o Departamento de Comunicação do Inter-SM quer fazer decolar a grande novidade para temporada 2016. Que vai ser um sucesso de audiência, com certeza! Mesmo com as arquibancadas da Baixada liberadas para a torcida…

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo