Arquivo

Coluna Observatório. “Os cuidados com as alianças proporcionais”

A seção “Luneta”

 

 

 

 

A cada dia mais cresce o desconforto da classe política com as ações das autoridades. Salvo os de sempre, a maioria das lideranças adota a prudência, antes de tentar se aproveitar de determinadas situações.

 

Por que esse comportamento cauteloso é adotado, hein? Boa, muuuito boa pergunta. Que ninguém ousa responder em voz alta.

 

São cada vez mais evidentes as manobras para impedir a votação, neste ano, do projeto que proíbe a venda de bebidas alcoólicas em postos de combustível, lojas de conveniência e similares.

 

O objetivo é obrigar a reapresentação em 2008, e o reinício de todo o processo legislativo. Atenção: tem gente prestando atenção nisso.

 

É o mesmo caso, ou pelo menos muito semelhante, ao da gritaria nas ruas da cidade, que uns e outros gostariam de fazer voltar.

 

Não custa lembrar que este espaço (e outros, do colunista) não cansará de lembrar á comunidade o(s) autor(es) deste retrocesso. Enfim, quem acha que vai ganhar meia dúzia de votos, com certeza perderá centenas.

 

O festerê da sexta-feira atrasada, dia 7, do frentão que terá Cezar Schirmer como candidato a prefeito, foi considerado um sucesso, pelos organizadores.

 

É verdade que havia quem quisesse o lançamento da dobradinha com José Farret de vice. Mas até mesmo a inexistência do anúncio foi considerada muito boa. Não se antecipam problemas que podem ser resolvidos até o momento certo.

 

Menos visível, e até desinteressante para a opinião pública, é a discussão que acontece em torno das coligações proporcionais.

 

Com 14 vagas (ninguém mais se anima com a possibilidade de aumento), a dificuldade de eleição se torna maior. Para os candidatos e partidos.

 

Na verdade, excetuando-se PSDB (uma vaga, no máximo), PMDB, PT, PDT e PP, não há uma só sigla em condições de obter, sozinha, o quociente eleitoral. Ou 9 mil votos.

 

A perfeita costura das alianças com as agremiações menores pode significar um ganho, também, para a candidatura majoritária. O segredo do sucesso está na capacidade de negociação. E esta, creia, começou faz tempo.

 

Você também pode encontrar este colunista diariamente às 7h45, na rádio Antena 1; às 19h30 no programa Pampa Boa Noite, da TV Pampa, e a qualquer momento no site www.claudemirpereira.com.br.

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo