Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna desta quinta, um fato inusitado nos últimos 40 anos: existe resistência a Farret, no PP

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quinta, 7 de abril, no jornal A Razão:

Farret nunca teve tanta oposição a uma ideia sua quanto agora. Vencerá?
Farret nunca teve tanta oposição quanto agora. Vencerá? (foto Gabriel Haesbaert/A Razão)

Nunca antes José Farret teve tamanha resistência

José Farret, com o perdão da expressão, sempre mandou e desmandou no PP. Desde os finados tempos de Arena, a gênese. E isso, se diga, não é por acaso: noves fora Nelson Marchezan (o pai), que logo ganhou projeção nacional, o vice-prefeito sempre teve capital absolutamente inexistente entre seus pares: muitos votos.

Mas há limite para tudo. E talvez tenha chegado. Afinal, o que eram rusgas e até brigas em que o oponente se calava, agora parece haver real resistência. E tudo tem a ver, veja só, com algo meio em falta na política. Isso mesmo, ideologia.

Fazia tempo que cargos e prebendas, como dizia o jamais esquecido professor Joél Abílio, eram a principal moeda de troca. Neste momento, incrivelmente, não parece ser o principal motivo do cisma em que se mete o PP. Resumindo: Farret poderá impor sua vontade e fazer do ex-petista, hoje no PSB, Fabiano Pereira, candidato do PP a prefeito. Mas nunca antes teve tanta resistência.

CHOVER NO MOLHADO

Reivindicação do magistério municipal, de integralização do piso nacional, significa reajuste de 17,5% – maior que a inflação do último ano. Isso, desde segunda, 5 de abril, por força da lei eleitoral, é impossível.

É O QUE TEREMOS

Assim, a luta docente se transfere para 2017, e o reajuste proposto pela Prefeitura (10,67%: 5,67% agora e 5% em julho) a todo o funcionalismo deverá mesmo ser aprovado provavelmente hoje, na Câmara.

E AÍ, A OPOSIÇÃO…

Nos últimos dois anos, sobrou murmúrio (e até algum gritedo, mesmo que em poucas assembleias e pela internet) de descontentamento de professores da UFSM com seu sindicato. Pois, agora, tem eleição.

…IRÁ SE MANIFESTAR

Será interessante notar se, na hora do vamos ver, haverá mesmo chapa de oposição disputando a representação sindical. Ah, o pleito acontece em 10 e 11 de maio, mas as chapas devem se inscrever entre 15 e 29 deste mês.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Farret está perto dos 74 anos. Fez coisas positivas como político, mas o tempo passa. O saldo é positivo, deveria cuidar da vida enquanto ainda tem saúde.
    O problema é um só, vem de longe, déficit democrático nos partidos. Lideranças que se perpetuam. A mesma mentalidade, não importa a sigla. "Tua hora ainda não chegou", "não estás pronto ainda". Aí o sujeito olha para a "fila", calcula quantos estão na frente e resolve o que fazer da vida. Quem está errado, os que tratam os partidos como feudo ou os "individualistas"?

  2. A ingenuidade humana não tem limite mesmo. Bobo quem pensa o Fabiano tá se importando em decidir entre uma coisa e outra e o que as pessoas vão achar disto.Neste meio, só tem águia. O que menos corre, voa e dá rasante ainda por cima. Por outro lado, é fácil, extremamente fácil, criticar Farret, Fulano e Cicrano da poltrona ou na frente de um teclado.No Brasil, persiste a esquisita mania de algumas pessoas em delegar as coisas para os outros.É mais confortável e não traz muito risco.Sim, por que se der problema, foi o Fulano ou Cicrano. Vejo tanta gente reclamando deste e daquele. Por que não se candidataram? Vão lá, arregacem as mangas e mostrem como se faz.Ou então, em outubro, terão que optar entre aqueles que se dispuseram. Entre aqueles que deram a cara a tapa.Não tenho procuração pra defender o Farret, nem o conheço pessoalmente, mas sei que este homem ajudou muita gente em Santa Maria, principalmente na sua área de atuação e de maneira discreta e despretensiosa, inclusive pagando um preço caro por isto. Já me disseram que ele meio que queimou o próprio filme quando aceitou ser vice do atual prefeito, mas isto já é outra história…
    Enfim, o resumo de tudo é que á estas alturas do campeonato, só nos restará escolher entre o menos pior.
    Pois é o que temos.

  3. Mas fico admirado do Fabiano se prestar em ser o representante destes dois partidos.
    De fato, como diz um amigo: precisamos doar as córneas porque vamos viver e não ver tudo.
    Decepção e decepção

  4. Pessoal para o PP e PMDB, a melhor saida é Fabiano, pois se forem os dois coligados, no sendo turno vai ficar dificil eles arrumarem alguma coisa, pois o povo não aguenta mais eles, e coligado com Fabiano eles vão continuar mamando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo