Destaque

CÂMARA. Uma noite de honra para Daniel Tonetto, Irmã Lourdes Dill, Luiz Otávio Binato e Sérgio Blattes

câmara todosPor KAROHELEN DIAS (texto) e ANDRESSA FOGGIATO e CAROLINA ESCHER (fotos), da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores

Sessão Solene de entrega dos Títulos de Benemerência, instituído pela Lei Municipal n° 1250 de 1966, e da outorga da Distinção de Vereador Emérito, instituída pela Lei Municipal n° 3327 de 1991, todas elas consolidadas pela LM 6040/2016.
O Título de Cidadão Santa-Mariense é conferido à pessoa natural de outro Município que, por sua atuação social, cultural, política, econômica ou administrativa, tenha prestado relevante serviço à Santa Maria.

O Título de Cidadão Benemérito é conferido àquele que, por destacada atuação no meio social, cultural ou político, haja prestado relevante serviço de interesse público ao Município.
O Título de Honra ao Mérito é conferido à pessoa que tenha praticado importante ato de renúncia, sacrifício ou solidariedade humana.
A Distinção de Vereador Emérito é conferido a ex-parlamentares que no transcorrer de suas legislaturas tenham prestado relevantes serviços ao Poder Legislativo e a Cidade de Santa Maria.

Para compor a mesa de honra na solenidade, esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Luiz Carlos Ávila da Silva, Arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert, representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Deputado Estadual Valdeci Oliveira, representando a Prefeitura de Santa Maria, Secretário de Ação Comunitária e Cidadania, Jair Binotto, representando 3° Departamento do Exército, Tenente Luiz Noal, representando 2° Batalhão de Operações Especiais, Major Paulo Antônio Flores de Oliveira e o Deputado Estadual, Jorge Pozzobom.

Ocuparam os lugares de honra, os agraciados da noite, Daniel Tonetto, Luiz Gonzaga Binato de Almeida, Irmã Lourdes Dill, e Sérgio Miguel Achutti Blattes acomodaram-se para ouvir os discursos dos parlamentares.

câmara irmãA Vereadora Marta Zanella, realizou seu pronunciamento falando sobre o Título de Honra ao Mérito destinado, a Irmã Lourdes Dill (foto ao lado), destacando o trabalho solidário realizado pela agraciada. “ Estender a mão e ajudar o próximo. Exemplo de amor e de dedicação, a Irmã Lourdes é um modelo de iniciativa solidária. Sempre comprometida com nossa cidade recebe hoje o título mais que merecido. Não há espaço o suficiente para destacar todo o trabalho feito por Santa Maria. Irmã Lourdes é símbolo de preocupação e de delegação ao próximo”, destacou a parlamentar.

A Irmã Lourdes Dill, declarou profunda emoção pelo recebimento da honraria. “A escolha de meu nome me emociona muito e me deixa eternamente grata. E isto evidencia a construção histórica de milhares de pessoas que fazem trabalhos sociais assim como eu, estas pessoas lutam diariamente para permitir uma vida digna a tantos outros. Desejo compartilhar essa medalha com todos que fazem parte da minha vida, contribuindo com os projetos sociais que participei e que permitiram criar uma construção coletiva dentro de Santa Maria. Nós queremos lutar para que mais gente possa ser gente, e que por fim, um outro mundo seja possível”, afirmou.

câmara binatoO Vereador Sergio Cecchin, falou sobre o Título de Cidadão Benemérito que foi conferido, ao Arquiteto, Luiz Gonzaga Binato de Almeida (foto ao lado). “ Um batalhador na educação e na cultura, escolheu servir pelo seu país como arquiteto e professor. Binatto tem amor pelo saber, e dedica a todos uma incessante busca pelo saber. Tem uma história com a cidade, um amor por nossa cidade. Para mim será eternamente uma honra pronunciar-me neste importante ato”, agradeceu o vereador.

O Senhor Luiz Gonzaga Binato de Almeida, iniciou seu pronunciamento falando sobre o discurso do Vereador, Sergio Cecchin. “ Sensibilizado agradeço, Santa Maria sempre foi sinônimo de alegria e de boas lembranças. Nesta cidade espalhei raízes e construí minha família. Aqui tenho guardado as lembranças mais belas, e as mais interessantes ações das atividades em que passei a interagir graças a confianças de tantas pessoas e instituições. Por quatro décadas estive nesta cidade sendo parceiro em lutas pelo patrimônio. Com humildade acato a decisão de receber este título e agradeço a todos”, destacou o agraciado.

câmara danielO Vereador Isaias Romero, apresentou o Titulo Cidadão Santa-Mariense conferido ao Advogado Daniel Tonetto (foto ao lado). “ No final da década de 1980 um jovem desconhecido chegou em Santa Maria em busca dos seus sonhos. Aqui cresceu e se tornou o Doutor Daniel Tonetto, ganhou diversos prêmios pelo reconhecimento na atuação como profissional no direito. Atuou em diversas acusações de crimes, sempre lutando pela garantia dos direitos. Lembro-me de Daniel em frente ao Fórum ainda muito jovem cheio de livros nos braços. Nunca imaginei que ali estaria um dos grandes criminalista do Brasil. Nesta noite, recebe o maior título que pode ser dado pela Câmara de Vereadores, por isso fico grato em dizer que nosso agraciado ainda terá longos caminhos brilhantes de vitorias. A partir de agora, te adotamos como filho de Santa Maria”, disse Romero.

O agraciado Daniel Tonetto, fez seu pronunciamento destacando a importância de agradecer a família pelo carinho e a dedicação proporcionada ao longo dos anos. “Há quinze anos atrás fundamos um pequeno escritório, e nos momentos de maiores dificuldades nossa união prevaleceu, eu e meus colegas, irmãos advogados. Atualmente, colhemos um pouco do sucesso, mas se eu pudesse voltar no tempo eu faria tudo de novo. Falar de Santa Maria é sempre muito difícil, porque sempre me emociono pelo grande valor que ela representa em minha vida. Não trocaria essa cidade por nenhum lugar do mundo, porque é aqui que vivem as pessoas que eu mais amo. Aqui quero criar meus filhos e meus netos” afirmou Tonetto.

câmara blattesPara a outorga da Distinção de Vereador Emérito, a parlamentar Sandra Rebelato, realizou o discurso de homenagem destacando a importância da celebração que referencia pessoas que engrandecem o município. “ Para falar do Vereador Sergio Blattes (foto ao lado), precisei pesquisar nos arquivos do Legislativo informações para engrandecer meu discurso. Encontrei em minha pesquisa pronunciamentos importantes e grandes ações dentro da Casa Legislativa sempre buscando o bem-estar voltado seus pensamentos para a comunidade. Um vereador que buscou muitas conquistas para nossa Santa Maria. Não posso deixar de dizer que sua esposa Seledir, sempre fez parte de tudo o que nos referimos, e que foi ela quem garantiu a paz, e a alegria familiar de uma família construída com muito amor. Para nós de Santa Maria, é uma honra. A moral, o caráter, a fé, a retilínea coerência da conduta, o sentimento do dever, e o espírito público são em síntese as palavras que definem com precisão a personalidade deste homem público”, discorreu a vereadora.

O vereador Sergio Miguel Achutti Blattes, recebeu a placa de Vereador Emérito e agradeceu pela distinção recebida. “ Nunca deixei de ser vereador, deixei apenas de ter mandato porque sempre estive ligado as questões importantes desta cidade. Aqui nesta Câmara de Vereadores aprendi a debater, e a ter tolerância. Hoje vemos uma política que busca o antagonismo feroz, que não se respeita. Nesta tribuna falo como vereador, e digo que esta casa precisa ser uma trincheira, porque é aqui que nasce a política. Coerente é quem segue pelo horizonte, e que não se perde, sempre em busca da utopia. Agradeço por viver esse momento e recordar a história da minha vida”, disse Blattes.

O Presidente do Legislativo encerrou a Sessão Solene parabenizando os agraciados da noite e os convidando para assistir a reinauguração e descerramento do quadro na Galeria dos Vereadores Eméritos. “ Obrigado Irmã Lourdes, por cuidar de quem mais precisa. Obrigado Senhor Binatto, pelo carinho e amor a Santa Maria. Agradeço a Daniel Tonetto, pela oportunidade em dedicar ao título a um cidadão jovem que agora representa Santa Maria. Vereador Sergio Blattes, por nos representar no Tribunal e ser o orgulho de nossa cidade”, finalizou o presidente.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo