EconomiaEstadoNegóciosPolítica

ECONOMIA. Governo do Estado lança “Exporta-RS” em SM, com foco nas pequenas e médias empresas

Por ANA BITTENCOURT (com imagem de Divulgação), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

prefeitura exporta rsO programa Exporta-RS será lançado oficialmente em Santa Maria durante o Seminário “Caminhos da Exportação e Interiorização do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Rio Grande do Sul (FOPOMEPE)”, a ser realizado no próximo dia 24 de maio, às 18h30, na Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (Cacism).

Criado pelo Governo do Estado para auxiliar e facilitar a criação das micro, pequenas e médias empresas nos mercados internacionais, o Exporta-RS visa ampliar e consolidar a participação de empresas gaúchas no mercado internacional, em especial micro, pequenos e médios empreendimentos, através do atendimento personalizado daqueles que desejam identificar suas possibilidades de exportação bem como na difusão de oportunidades e de informações.

Interessados em participar devem entrar em contato pelo e-mail smd@santamaria.rs.gov.br, até a próxima sexta-feira (20), informando nome do participante e da empresa representada. Mais informações pelo telefone 55 3921 7098.

O seminário é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, e Cacism.

Sobre o programa Exporta-RS (Fonte: Site do Governo do Estado)

O Exporta-RS é uma iniciativa da SDECT, por meio do Departamento de Fomento à Exportação, que busca a melhoria do desempenho geral das exportações gaúchas, com diversificação da pauta, ampliação dos mercados e, também, do número de empresas exportadoras.

As Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) foram escolhidas como foco do programa por diversos fatores, entre eles:

– As MPME são 77,3% do total de empresas exportadoras do Rio Grande do Sul, mas representam apenas 7,53% do valor total exportado pelo estado;

– Micro e Pequenas (sem contabilizar as Médias) são responsáveis por 59,1% dos empregos do Rio Grande do Sul;

– A pauta de exportação das MPME do Rio Grande do Sul é predominantemente de produtos industrializados. Por característica, as MPME tem maior valor agregado em suas exportações, gerando mais empregos e renda dentro do estado.

Articulação

Além de seus serviços, o Exporta-RS busca articular ações com o Sebrae-RS, Câmaras de Comércio e Indústria, Coredes, Correios, Farsul, Fecomércio-RS, Federasul, Fiergs, APLs, Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico, Fórum Permanente da Micro e Pequena Empresa, Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), dentre outras entidades.

Atendimento e contato

Avenida Borges de Medeiros, 1501, 17º andar – Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) – Porto Alegre

Telefone: (51) 3288.1149 / 3288.1103 / 3288.1105

Email: exportars@sdect.rs.gov.br 

O QUÊ: Lançamento do programa Exporta-RS

QUANDO: 24 de maio

HORÁRIO: 18h30

ONDE: Auditório da Cacism (Rua Venâncio Aires, nº 2035 – 6º andar, Centro)

INSCRIÇÕES: smd@santamaria.rs.gov.br

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo