EconomiaEconomia Solidária

ECONOMIA SOLIDÁRIA. Após mais uma Feira da Biodiversidade, todos se voltam para a 23ª Feicoop

Na 2ª edição da Feira da Biodiversidade, no fim de semana, um dos grandes destaques foi a presença de mais de uma centena de indígenas
Na 2ª edição da Feira da Biodiversidade, no fim de semana, um dos grandes destaques foi a presença de mais de uma centena de indígenas

Por MAIQUEL ROSAURO, da Assessoria de Imprensa dos eventos da economia solidária

A 2ª Feira da Biodiversidade, o Encontro Interdiocesano Centro de Cáritas e o Feirão Colonial levaram um grande público ao Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, neste sábado (21), em Santa Maria. Mas a partir de agora, todas as atenções irão se voltar para a organização da 23ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 12ª Feira Latino Americana de Economia Solidária.

Durante a Feira da Biodiversidade, os visitantes puderam conferir vivências, parcerias e projetos de grupos e coletivos que atuam com permacultura, alimentação saudável e arte integral. Destaque para a presença de 130 índios das etnias caingangue e guarani, sendo 88 crianças indígenas.

Já o evento promovido pela Cáritas contou com a presença de representantes das dioceses de Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Santo Ângelo, Cruz Alta e da arquidiocese de Santa Maria. Segundo a assessora da Cáritas, Marcia Silva, a mobilização de recursos foi o tema central do encontro neste sábado.

– A rede permanente de solidariedade é importante para manter e dar sustentabilidade à nossa missão, que envolve todas as ações promovidas pela Cáritas, como as feiras, por exemplo. Convidamos pessoas físicas ou jurídicas para colaborar com recursos financeiros, serviços, voluntariado ou participando das iniciativas – relata Marcia.

Durante a manhã, ainda ocorreu o seminário “Outro Modelo de Desenvolvimento é Possível”, com o tema Economia Solidária. A atividade reuniu 300 jovens de cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que estão na cidade participando de um evento na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

– Tivemos um dia muito bonito, com vários eventos ocorrendo em paralelo. Em julho eu volto para participar da Feicoop – projeta Terezinha Ruzzarin, que veio de Porto Alegre para prestigiar as atividades deste sábado.

E a Feicoop já é prioridade para a irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança e vice-presidente da Cáritas Brasileira.

– A palavra de ordem agora é Feicoop. Teremos uma Feira muito grande este ano, já estamos construindo a programação – ressaltou a irmã.

Em meio à organização da Feicoop, irmã Lourdes irá atravessar o Brasil para falar sobre suas experiências em Economia Solidária. Entre 31 de maio e 3 de junho, a religiosa estará em Crateús, no Ceará, onde irá participar da 11ª Feira Regional da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária dos Inhamuns-Crateús. Depois, em 6 de junho, a religiosa estará em Brasília, em agenda da Cáritas.

Em 2015, a Feicoop reuniu mais de 245 mil pessoas em Santa Maria. Este ano, apesar da crise financeira e da dificuldade em angariar recursos, irmã Lourdes trabalha para repetir o sucesso das edições anteriores. A 23ª edição do evento irá ocorrer de 8 a 10 de julho, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo