ESTADO. Oposição vai a Sartori e pede demissão de secretário Jacini por “repressão violenta a protestos”
Por LUÍS EDUARDO GOMES (texto), do jornal eletrônico SUL21, com fotos de MARCELO NEPOMUCEMO (foto/Divulgação) e
Uma comitiva formada por deputados de oposição das bancadas do PT, PCdoB, PSOL e representantes de movimentos sociais fez uma “visita surpresa” ao Palácio Piratini na manhã desta segunda-feira (16) para pedir que o governador José Ivo Sartori (PMDB) demita o secretário de Segurança Pública do Estado, Wantuir Jacini, e o comando da Brigada Militar (BM) pelo que consideram como repressão violenta e desproporcional aos protestos contra o vice-presidente em exercício, Michel Temer, registrados na região central de Porto Alegre nos últimos dias 12 e 13.
“Nós não aceitamos, em hipótese alguma, esse nível de violência que ocorreu quinta e sexta-feira. Achamos que não é apenas desproporcional, que seria uma palavra muito branda para o que ocorreu, foi um verdadeiro ataque de forças de segurança a movimentos sociais representandos por jovem indefesos. Pior ainda, foram quatro meninas agredidas e ainda transformadas em agressoras, e isso foi uma operação que nós não aceitamos em hipótese alguma. É a velha tática mostrar a vítima como agressora”, afirma o deputado Pedro Ruas (PSOL). “Nós achamos que a responsabilidade do comando da operação tem que ser apurada e, por óbvio, o comandante disso tudo tem que sair do governo”.
Segundo a deputada Manuela D’Ávila (PCdoB), um dos motivos que levam a oposição a pedir o afastamento do secretário e do comando da BM é o fato de que agentes de inteligência da BM se infiltrarem no ato. “Uma das meninas foi detida porque documentava a ação da BM. Nós conseguimos identificar diversos infiltrados e fotografar. Essas meninas fotografavam esses infiltrados, que inclusive tinham o nítido objetivo de causar o tumulto, ou seja, de justificar a violência a partir das iniciativas causadoras da confusão durante a manifestação”, disse Manuela…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.