Destaque

PARTIDOS. Número de filiados cresce 17% em quatro anos. Mas há alguns fenômenos – positivos e negativos

filiados capaHá exatamente quatro anos, nessa mesma época, e como agora, estavam se definindo os candidatos a prefeito de Santa Maria. Eles seriam, já com a ordem de votação nas urnas, Cezar Schirmer, do PMDB, (eleito com 82.477 votos); Helen Cabral, do PT (37.113 votos); Jorge Pozzobom, do PSDB (26.202 votos); o então psolista, hoje no PC do B, Tiago Aires (2.959 votos) e Jeferson Cavalheiro, do PSTU (1.868 votos).

Que mudanças houve de lá para cá? A principal delas, com certeza, é que agora está ultrapassado o piso de 200 mil eleitores, com o que abre-se a possibilidade de segundo turno – se um candidato não obtiver 50% dos votos válidos, mais um. A outra, em provável decorrência da primeira, é que há a possibilidade de um número maior de concorrentes majoritários, deixando alianças mais apuradas para o eventual segundo turno.

E como estão os partidos, hoje, em termos de militância organizada? Esse fator se tornou ainda mais importante, de vez que a campanha tende a ser mais barata, pela falta de troco e imposição legal da inexistência de financiamento de empresas.

É onde entra o levantamento feito pelo editor que, com base nos números oficiais do Tribunal Superior Eleitoral, fez uma comparação, exatamente quatro anos depois, do número de eleitores filiados a uma agremiação política. Um resumo de quem cresceu ou não você tem na imagem ali de cima. Aqui, em tópicos, algumas observações que o site considera importantes, levando em consideração, basicamente, os partidos maiores da cidade:

1) NÃO OBSTANTE a descrença popular na política, um dado acaba desmentindo isso. Afinal, em quatro anos, houve um crescimento significativo, na casa dos 17% do número de filiados. Eram 23.236; são hoje 27.841.

2) EM 2012, ERAM 26 as agremiações com vida legal na cidade. Hoje são 32. As principais novidades são os novos partidos, como o Rede Sustentabilidade em destaque, ainda que na parte de baixo da TABELA, como você conferiu ontem aqui.

3) DOS DEZ MAIORES partidos existentes formalmente em Santa Maria, apenas um deixou o andar de cima, decorridos quatro anos. O PRB, com fortes vinculações à Igreja Universal, era o nono maior, em 2012. Agora é o 11º, cedendo seu lugar no ranking ao PR, que está justamente no mesmo posto e, há quatro anos, era apenas o 12º.

4) DAS MAIORES SIGLAS na cidade, além do PR, que subiu, e o PRB, que desceu, a quase totalidade aumentou o número de filiados. As exceções são o PMDB e o PP. Curiosamente, os partidos do governo, e que tiveram queda pequena e talvez irrelevante, mas perderam. Todos os demais cresceram.

5) UMA CURIOSIDADE: o crescimento do PDT, ainda que pequeno, compensado com a queda rala do PP, permitiu ao partido fundado pelo Doutor Leonel subir uma posição no ranking, sendo agora o terceiro maior da cidade, em número de filiados.

6) LONGE, O MAIOR crescimento dentre todos os partidos é o verificado pelo PT. Já era o maior, há quatro anos, mas era escassa a diferença em relação ao segundo, o PMDB. Agora, não. Distanciou-se a tal ponto que tem mais de 3 mil filiados além do peemedebismo e ainda ostenta 25% do total de alistados a um partido, em Santa Maria. O crescimento petista, sobre si mesmo, foi de 65%. Nenhuma outra agremiação aumentou tanto de tamanho, em quatro anos.

7) DEPOIS DO PT, OUTRAS agremiações também têm o que comemorar, nesse período. Houve crescimento expressivo do PSDB (20%), do PTB (19%) e do DEM (17%), as chamadas agremiações médias (em número de filiados). Crescimento menor, inclusive porque têm menos de mil alistados, experimentaram PSD (22%) e PSB (15%). A exceção, a ser devidamente registrada, é o PR. Se é verdade que tem menos filiados que o PSB, por exemplo, ainda assim, seu crescimento foi tão elevado (46%), que só perde, em termos relativos, para o PT. O que é extraordinário, dado o tamanho da agremiação.

8) VÁRIAS OUTRAS considerações podem ser feitas. E são, pelos analistas internos dos partidos. Mas o leitor também está convidado a fazer as suas, bastando cotejar os números de 2012 com os de agora.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo