CongressoPolítica

POLÍTICA. Cada vez menos boato, e mais fato: Dilma proporia ‘eleições gerais’. Pimenta diz que o debate há

Presidente Dilma Rousseff deve fazer pronunciamento oficial sobre o assunto na sexta-feira. Começa a ser mais que uma especulação
Presidente Dilma Rousseff deve fazer pronunciamento oficial sobre o assunto na sexta-feira. Começa a ser mais que uma especulação

Por JOYCE NORONHA (texto) e WILSON DIAS, da Agência Brasil (foto), em A Razão Online

Os rumores de que a presidente Dilma Rousseff (PT) decidiu aceitar a ideia de novas eleições em outubro deste ano começam a ganhar cada vez menos status de boato. Ontem (segunda), segundo o portal Terra, uma fonte do Palácio do Planalto disse, nesta segunda-feira (2) à Reuters que Dilma pretende apoiar a proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê novas eleições para um “mandato tampão” de dois anos, que aconteça junto ao pleito municipal deste ano. A presidente deve fazer pronunciamento oficial sobre o assunto na próxima sexta-feira (6).

O santa-mariense e vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta (PT), diz que ainda não é nada oficial, mas revela que o partido debate sobre novas eleições como alternativa ao “golpe”. “Está tudo em discussão ainda. Seria um pacto político. Conversamos muito para ver qual o melhor caminho para sair da crise”, comentou Pimenta.

O parlamentar ainda mencionou que entre as alternativas para um pleito em outubro deste ano, se analisa a ideia de que a votação seja geral. Assim, seriam escolhidos não só novos presidente e vice, mas também novos deputados federais e senadores.

Ministros de Dilma se pronunciaram para a imprensa em apoio à proposta de uma nova eleição ainda este ano. O Planalto alega que um governo do atual vice-presidente, Michel Temer, não teria legitimidade e aponta que a solução para a crise é um novo pleito.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Outro ângulo é acenar para os senadores “indecisos” e tentar acabar com o impeachment. Ainda existe a possibilidade de Dilma voltar para terminar o “serviço”. Brasil viraria o mundo de Salvador Dali.
    Senado não deixa de ter suas piadas prontas. Senadores(as) que não poderiam nem estar numa Câmara de Vereadores. Outra: Paulo Paim “independente” e, por incrível que pareça, tem quem acredite.

  2. Dilma não passa nem troca de nome de rua no parlamento e nem concessão de medalhas. Pior, quando tinha a faca e o queijo na mão não ouvia ninguém, sabia de tudo. Na véspera de perder o mandato quer propor um “pacto”? Com 90% de rejeição? Depois de todo aquele papo de “nós e eles”?
    PT não quer assumir mas causou a crise por uma série de barbeiragens na economia. Quer passar a idéia de tem a solução. Ainda vai em algum momento se esconder atrás de uma “frente de esquerda” para atenuar a rejeição. Mais ainda, depois de um escândalo de corrupção sem precedentes, má gestão. etc. ainda acham que tem o monopólio para determinar o que é legítimo ou não? Total falta de noção!
    Eleições gerais dependem de renúncia coletiva, não vai acontecer. Proposta, se acontecer, não vai parar o processo de impeachment.
    Do que se trata o balão de ensaio? Criar mais um motivo para malhar o provável futuro governo. Não são “legítimos” e são “anti-democráticos”, não gostam de eleições.
    Novo pleito sem reforma política no meio de uma recessão só traz instabilidade e troca seis por meia dúzia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo