EsporteSanta MariaUFSM

BOLA OVAL. A presença da UFSM na trajetória, cada vez mais vitoriosa, de Universitário Rugby e Soldiers

O ponto máximo do Santa Maria Soldiers, o grande campeão do primeiro Gigante Bowl, há uma semana, no Estádio Beira Rio
O ponto máximo do Santa Maria Soldiers, o grande campeão do primeiro Gigante Bowl, há uma semana, no Estádio Beira Rio

Por LUIZ FERNANDO FILHO (com fotos de HUMBERTO FERREIRA/Soldiers e Divulgação/Rugby), da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM

Os esportes com a bola oval vêm crescendo em Santa Maria nos últimos anos. E no processo de desenvolvimento destes esportes, a UFSM tem uma contribuição valiosa. Tanto no rugby – com o Universitário Rugby Santa Maria – como no futebol americano – com o Santa Maria Soldiers –, os alunos de diversos cursos da Instituição participam e estimulam a ascensão cada vez mais evidente das modalidades no estado.

Durante os últimos anos, além da participação dos acadêmicos, a Universidade disponibiliza os espaços de treino e jogos. No caso do Universitário, os jogos do estadual acontecem no Centro de Eventos da UFSM, local que tem presenciado momentos históricos para o rugby gaúcho, proporcionando à comunidade santa-mariense uma modalidade esportiva que ainda engatinha no Brasil, mas que na UFSM possui boa receptividade.

Universitário Rugby Santa Maria

Universitário Rugby: jogos acontecem no Centro de Eventos da UFSM
Universitário Rugby: jogos acontecem no Centro de Eventos da UFSM

Criado em 2009, o Universitário Santa Maria Rugby tem participado de competições estaduais e também do citadino. Nos últimos dois anos, a equipe se consolidou de vez no cenário gaúcho. Neste mês, o time se sagrou bicampeão da 2ª Divisão do Campeonato Gaúcho de Rugby, vencendo o Caxias Rugby, no Centro de Eventos, de forma invicta. O jogo atraiu cerca de 400 torcedores, sendo notável a receptividade que a modalidade tem tido na UFSM.

No próximo domingo (26), o Universitário estará próximo de dar mais um passo importante em sua trajetória, quando jogará a repescagem contra o Centauros Rugby, último colocado da primeira divisão, para garantir o lugar cativo na elite estadual.

Santa Maria Soldiers

Santa Maria Soldiers, também fundado em 2009, foi criado por um grupo de amigos que pretendia dar ênfase à modalidade. Porém, o que não se esperava é que a equipe fosse ganhar tanto destaque na cidade em tão pouco tempo. Em sete anos de existência, o exército verde-preto, como é carinhosamente chamado pelos torcedores, já venceu três campeonatos estaduais. Contudo, o último título teve um gosto especial.

No último domingo (19), o Soldiers jogou no estádio Beira-Rio,em Porto Alegre, diante de 12 mil pessoas, e não decepcionou. Levando também o nome da UFSM, venceu o Juventude e conquistou a final do Gigante Bowl (o tricampeonato gaúcho), um evento inédito e importante por realçar a nova fase que o futebol americano vive no estado.

A partida teve uma cobertura especial. O programa Radar Esportivo, da Rádio Universidade, esteve no Beira-Rio e transmitiu a partida. Desde o início do estadual, o Radar acompanhou a equipe do Soldiers em sua longa jornada pelos campos do estado. Para os integrantes do programa, alunos de Comunicação Social da UFSM, foi uma experiência inédita, pois tiveram a oportunidade de participar de um evento de grande porte.

Wagner Freitas, jogador do Soldiers e acadêmico de Jornalismo da Universidade, concilia os estudos com o seu maior prazer, que é o de jogar futebol americano. “A UFSM para o time tem um papel fundamental. Nossos treinos são na Universidade, grande parte dos jogadores é de egressos, alunos ou pessoas que trabalham na Instituição”, relata. “A evolução do time desde 2009 passa, e muito, pelos campos da UFSM, e fazer parte disso é maravilhoso”, complementa.

Gustavo Petter, comandante da equipe, salientou a organização e o desempenho da equipe no campeonato. “Estou no comando da equipe há um ano e meio, e hoje temos um estilo de jogo definido e embasado, graças a essa reestruturação que me permitiu focar apenas nas questões de jogo e treinamento”, disse, considerando a conquista como reflexo da organização do grupo.

Em 2015, a equipe foi responsável por levar um bom público ao Estádio Presidente Vargas, em Santa Maria. Em jogo válido pela Liga Nacional, o Soldiers contou com o apoio de mais de mil torcedores e adeptos do esporte, um sinal da boa aceitação do público em relação aos esportes com a bola oval, superando até mesmo a média de público nos jogos de futebol no Rio Grande do Sul.

Rugby e futebol americano gaúchos a serviço da seleção

Com o notável destaque das duas modalidades no cenário gaúcho desde as suas fundações, o Universitário e o Soldiers já têm em sua história convocações de seus jogadores para a seleção nacional. Ambos são responsáveis por projetar seus atletas em âmbito nacional e também sul-americano. Exemplo disto é o jogador Jardel Vettorato, revelado pelo Universitário Rugby, recentemente convocado para a seleção sul-americana de rugby – equivalente a uma “seleção das Américas” –, pela qual disputou campeonato fora do país.

No mesmo ritmo, o Soldiers já pôs seus jogadores a serviço da seleção nacional. Atletas como Vinicius Zanon, um dos fundadores da equipe e atualmente no Istepôs, de Santa Catarina, já é nome fixo na lista da seleção brasileira de futebol americano. Neste ano, outro atleta do exército verde-preto, Fabrício Ziegler, esteve com a seleção em fase de avaliações. Os treinamentos serviram para a seletiva de jogadores que iriam compor o grupo oficial da seleção brasileira, de acordo com as vagas restantes.

Universitário e Soldiers unidos por uma só causa

Muitos dizem haver uma rivalidade entre o rugby e o futebol americano. Pelo menos em Santa Maria, os atletas das duas equipes tentam mostrar justamente o contrário. No ano passado, membros do Universitário e do Soldiers se reuniram em uma ação solidária para ajudar na reconstrução de uma casa incendiada na cidade, a qual pertencia ao pai de um dos atletas do Universitário.

Sensibilizados com o ocorrido, os jogadores das duas equipes não pensaram duas vezes antes de criar uma campanha que viabilizasse a reconstrução da casa. O ato promovido pelos atletas foi a mostra do real valor promovido pelo esporte e a sua consequência dentro e fora da UFSM.

Poucos dias antes da partida do último domingo, jogadores e comissão técnica do Soldiers foram surpreendidos pelo pequeno torcedor Lorenzo, que trava uma luta contra o câncer. Em um vídeo, o pequeno torcedor demonstra a sua paixão pelo time.

O recado de Lorenzo foi o combustível que os jogadores precisavam para obter a grande vitória. Após a final do Gigante Bowl, ainda no gramado do Beira-Rio, todo o grupo foi agradecer e dedicar o título a Lorenzo, com as seguintes frases: “Estamos contigo nessa luta” e “Lorenzo, é para ti, cara. Falei que ia derrubar para ti. Derrubamos o Juventude para ti”.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo