Destaque

CIDADANIA. Após 14 horas, jornalista preso quando cobria manifestação é liberado por ordem da Justiça

Matheus Chaparini foi detido em ação da BM enquanto fazia cobertura da ocupação de estudantes na secretaria da Fazenda, ontem
Matheus Chaparini foi detido em ação da BM enquanto fazia cobertura da ocupação de estudantes na secretaria da Fazenda, ontem

No portal Coletiva.Net, com foto de RAMIRO FURQUIM, do Jornal JÁ

Cerca de 14 horas depois de ter sido levado pela Brigada Militar, o jornalista Matheus Chaparini, do Jornal JÁ, foi liberado junto com os 42 detidos durante a ocupação da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), na manhã desta quarta-feira, 15.

Além de Chaparini, o repórter cinematográfico Kevin Darc, que gravava cenas para um documentário, também havia sido preso na ação. Mesmo se identificando aos policiais, os dois foram encaminhados como manifestantes para a 3ª DPPA e, depois, para o Presídio Central de Porto Alegre. Segundo informações do Jornal JÁ, os dois confirmam que informaram aos policiais que eram profissionais da imprensa e que estavam trabalhando.

A delegada Andréa Nicotti disse que a BM apresentou todos detidos na condição de manifestantes e que soube da prisão dos jornalistas após uma ligação do Jornal JÁ. Afirmou, ainda, que Chaparini e Darc em nenhum momento questionaram a versão da Brigada Militar.

Chaparini contou que, quando a delegada perguntou qual era a sua profissão, ele disse que era jornalista e que estava cobrindo a pauta. Darc também afirma que se identificou para a Brigada e na delegacia. Os dois, como os demais manifestantes maiores de idade, responderão às acusações de prejuízo a trabalho coletivo, corrupção de menores, organização criminosa, esbulho possessório, resistência à prisão e dano ao patrimônio qualificado. Chaparini disse que assinou apenas um documento declarando ciência das acusações.

Segundo a publicação, às 23h, já na prisão, os presos ganharam alimentação e, duas horas depois, foram liberados por alvará de soltura concedido pelo juiz Felipe Keunecke de Oliveira.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI .

LEIA TAMBÉM:

‘Tu sai para trabalhar às 7h, não acha que vai sair do Central algemado às 2h do outro dia’, de Luis Eduardo Gomes, no jornal eletrônico SUL21 (AQUI)

CONFIRA O VÍDEO QUE MOSTRA O JORNALISTA SE IDENTIFICANDO:

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo