IMPRESSA. Na coluna desta quarta, o petebismo santa-mariense e a nada pequena discussão interna
Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quarta, 29 de junho, no jornal A Razão:

Esquenta (e muito) a discussão no petebismo
Você leu aqui, várias vezes, que alguns partidos pensam muito mais (para não dizer só) na eleição para a Câmara. Seja para manter, ampliar ou até fazer bancada. Essa é a origem da discussão que esquenta, e muito, no PTB.
Um lado, personificado por Deili Silva, entende que o partido perde, se aceitar a proposta de aliança proporcional que, apoiando Fabiano Pereira e Magali da Rocha (PSB/PMDB) à Prefeitura, teria também o Rede e o PSD.
É o que teria sido oferecido. E faria com que o grupo PTB/Rede/PSD necessitasse de perto de 30 mil votos para eleger bancada de quatro edis – já incluídos os nomes fortes dos dois aliados, um deles atual vereador e outro ex.
Ao contrário de Ovídio Mayer, o outro polo petebista, o grupo de Deili considera virtualmente impossível esse desempenho, com o que haveria perda de pelo menos uma cadeira do PTB. A dela? A de Ovídio? De ambos?
Creia, é o que “pega”, no debate interno do PTB. Consequências? Imponderáveis. Ainda.
O BENEFICIÁRIO DE…
Tem muita gente entendendo (e este colunista também) que, quando todas as broncas acabarem, e todos resolverem sua vida, não é improvável que surja um beneficiário dos dissensos nos grupos principais.
…QUALQUER PLANO B
Qualquer “Plano B” dos partidos que não se acertarem com os “cabeças” da disputa ao Palacete da SUCV tende a passar pelo apoio ao pepelista Werner Rempel. É, como já se escreveu aqui certa feita, o queridinho de todos. Ou quase.
OUTRO DESISTENTE
A cada dia surge novo desfalque em listas de pré-candidatos feitas pelos partidos, meses atrás. A mais recente a chegar ao conhecimento da coluna, é a do professor e artista plástico Juan Amoretti. Ele não concorre mais à vereança.
É SÓ UMA PERGUNTA
Tirante o discurso, que muitos fazem há trocentos dias, alguém tem ideia das quantas anda a questão do Hospital Regional e seu administrador e tudo o mais que se exige de um estabelecimento do tipo?
Campanha como era de se esperar é igual as outras. Gente falando em coisas que geralmente não se concretizam . Daqui a pouco falam no asfalto para São Martinho de novo.