Arquivo

Vem troco. Plano para socorrer hospitais universitários. Pergunta: sobrará algum para o HUSM?

No final da semana passada, um decreto assinado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Educação Fernando Haddad (ambos na foto ao lado) definiu a transferência para a União do custeio de plantões dos médicos dos hospitais universitários federais. Um bom troco, na medida emq eu o custo anual só desse serviço, no Brasil inteiro, chega a R$ 200 milhões.

 

Mais importante ainda: o Presidente determinou ao ministro que elabore um plano para a reestruturação dos hospitais. E isso deve ser feito até metade de julho, com a colaboração dos ministérios do Planejamento e da Saúde. Não se falou em instituições específicas, exceto que o setor passa por uma grande crise.

 

Aqui, com meu bestunto, pergunto: será que, depois de tudo isso, sobrará algum troco para o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) que, como você já leu aqui, até reuniões discretas entre autoridades locais já moveu, no início de maio, tudo para resolver o problema crônico da falta de servidores, entre outras dificuldades?

 

A resposta não sei, mas não custa dar uma perguntada, não? Ah, sobre o que decidiu Lula e a tarefa imposta a Haddad, acompanhe reportagem produzida pela Agência Brasil. O texto é de Amanda Ciglinski, com foto de Wilson Dias. Confira:

 

“Governo prepara plano para socorrer hospitais universitários

 

Os reitores das universidades federais pediram essa semana ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um socorro financeiro para os hospitais universitários (HUs). Segundo levantamento elaborado pela Diretoria de Hospitais Universitários, ligada à Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), as 46 unidades têm hoje 10% dos seus leitos desativados e precisam contratar 5 mil profissionais em caráter emergencial.

Diante do diagnóstico apresentado, o presidente pediu ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que elaborasse uma proposta de reestruturação dos hospitais universitários até a segunda quinzena de julho. O plano deve ser feito junto com os ministérios da Saúde e do Planejamento.

“Será um projeto de reestruturação como foi feito no caso do Reuni [Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais]. Nós reestruturamos o parque de atividades, agora temos que pensar num projeto que reestruture os hospitais de ensino”, explicou o ministro.

Segundo o levantamento, em 2008 os hospitais universitários realizaram um milhão de atendimentos emergenciais, 402 mil internações, seis milhões de consultas e 20 milhões de procedimentos médicos. Dos 19 mil transplantes realizados no país no ano passado, 10,7% foram em hospitais universitários.

Um dos principais problemas enfrentados hoje pelos HUs é a falta de pessoal. O levantamento aponta que são necessários cerca de cinco mil contratações emergenciais de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para desafogar o atendimento e inclusive reativar os leitos fechados…”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo