ELEIÇÕES. Pozzobom e Valdeci lideram a primeira pesquisa. Fabiano, Marcelo e Werner vêm mais atrás

ELEIÇÕES. Pozzobom e Valdeci lideram a primeira pesquisa. Fabiano, Marcelo e Werner vêm mais atrás

ELEIÇÕES. Pozzobom e Valdeci lideram a primeira pesquisa. Fabiano, Marcelo e Werner vêm mais atrás - os-candidatosPela Redação do jornal A RAZÃO, disponível na versão Online

Na primeira pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Santa Maria, o pré-candidato do PSDB, deputado estadual Jorge Pozzobom, aparece em primeiro lugar com 25,5% da preferência do eleitorado. Logo em seguida, aparece o pré-candidato a prefeito pelo PT, deputado estadual Valdeci Oliveira, com 23,8%, o que configura um empate técnico. Isso porque a margem de erro é de 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados obtidos em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi feita entre os dias 15 e 17 de julho pelo Instituto Methodus de Porto Alegre, que ouviu 400 eleitores.

Nesse cenário da pesquisa estimulada, os entrevistadores apresentam os nomes dos pré-candidatos para os entrevistados. O terceiro colocado é o ex-deputado Fabiano Pereira, pré-candidato do PSB. Ainda na pesquisa estimulada, o quarto colocado é o pré-candidato do PDT, vereador Marcelo Bisogno, com 5,5% das intenções de voto. O também vereador Werner Rempel, pré-candidato do PPL, vem logo a seguir, com 4,8%. Na 6ª colocação aparece o empresário e pastor Jader Maretolli (SDD), com 1%. Tiago Aires, que era pré-candidato pelo PCB, tem 0,5%. Ele retirou seu nome da disputa. O pré-candidato do PSOL, Alcir Martins, servidor público federal, também aparece com 0,5%.

Disseram que pretendem votar em branco ou anular o voto 14,5% dos eleitores entrevistados. Já 11,8% não sabem em quem votar ou não responderam.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, sem apresentar nenhum nome, o Instituto Methodus perguntou em quem os eleitores votariam no primeiro turno. Jorge Pozzobom e Valdeci Oliveira aparecem empatados com 8,3% das intenções de voto. Fabiano Pereira vem em terceiro, com 3%. Werner Rempel é citado por 2,3%, enquanto Marcelo Bisogno tem 1,8% . Na espontânea, uma curiosidade: o nome do prefeito Cezar Schirmer (PMDB), que está encerrando o segundo mandato, foi citado por 0,3%, mesmo percentual de Jader Maretolli. Também chama a atenção na espontânea o número de indecisos: ainda são 66,3%. Votos brancos somam 9,8%.

Segundo turno

Quanto a um eventual segundo turno, o Instituto Methodus traz seis cenários com diferentes confrontos entre os principais pré-candidatos neste momento.

ELEIÇÕES. Pozzobom e Valdeci lideram a primeira pesquisa. Fabiano, Marcelo e Werner vêm mais atrás - pesquisa-2Pela busca de estreitar laços com a política

A primeira pesquisa eleitoral das Eleições de Santa Maria é apenas uma prévia do quadro de pré-candidaturas, de acordo com o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism), Rodrigo Décimo. Ele menciona que pela representatividade da entidade no município, a Cacism decidiu ser a pioneira a averiguar as intenções de voto. A pesquisa tem da Câmara tem parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e com o jornal A Razão.

Décimo reforça que a Cacism, o Sinduscon e o A Razão são entidades isentas e apartidárias. “Optamos por este balizamento para apresentar os pré-candidatos à população e para termos visualização do panorama. É um primeiro panorama da questão política, independente que estes políticos venham a confirmar suas candidaturas, pois isto só é feito após as convenções”, comentou.

O presidente da Cacism ainda opina que a sociedade e as entidades empresariais devem participar do processo de eleição para, assim, apresentar aos pré-candidatos dinâmicas de melhorias para a cidade.

Para o presidente do Sinduscon, Rogélio Zanini, esta atenção das entidades empresariais, junto com a sociedade, é o que deve guiar cada pré-candidato. Segundo ele, a plataforma dos políticos precisam estar em sintonia com a população. Zanini diz que ter uma ideia de um primeiro resultado da intenção de voto foi a principal motivação da Cacism, do Sindicato e do jornal A Razão firmarem a parceria para a pesquisa eleitoral.

A metodologia

A consulta à população foi realizada pelo Instituto Methodus, de Porto Alegre, entre os dias 15 e 17 de julho. Participaram da pesquisa 400 pessoas, entre 18 e 65 anos, das mais varias classes sociais e escolaridades, de diversos bairros de Santa Maria. O resultado tem 4,9 pontos percentuais na margem de erro, para mais ou para menos, o estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 286/2016.

Segundo o Intituto Methodus, com as mudanças na Lei das Eleições, as pesquisas eleitorais agora são registradas diretamente no TSE, pelo site do órgão. Assim, os estudos não passam mais pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Quadro já sofreu mudança

O presidente da Cacism, Rodrigo Décimo, aponta que até o momento o postulantes à Prefeitura recebem o a titulação de pré-candidatos, pois as confirmações só ocorrem após as convenções partidárias. “Como eu disse, é apenas um quadro inicial e muita coisa pode mudar. Por exemplo, o Tiago Aires (PCdoB) estava na condição de pré-candidato quando solicitamos a pesquisa. Depois ele retirou a pré-candidatura, pois o partido dele optou por coligação. Quando comentamos isso com o Instituto Methodus não dava mais tempo de retirar o nome de Aires. Então apresentamos os dados assim. Isto já vai alterar uma próxima pesquisa. Também consideramos que depois que iniciarem as campanhas eleitorais, os resultados das intenções de voto pode mudar”, pontuou.

Além disso, Décimo comenta que este é o primeiro pleito que a cidade tem possibilidade de um segundo turno. Conforme o presidente da Cacism, este processo democrático qualifica a escolha do gestor municipal. “Os eleitores terão uma melhor percepção dos candidatos. Os dois mais votados serão avaliados e será escolhido o com maior percentual”, relatou.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.



3 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *