Arquivo

É terrível. No fundo, e talvez no raso também, a população de SM não é contra o nepotismo

A seguir, o conteúdo do comentário que fiz agora há pouco, pouco antes das 8, na Rádio CDN


Vou confessar uma coisa pra vc: estou chocado. Tudo o que eu supunha pudesse ser uma tese defensável pela maioria da população, foi simplesmente por água abaixo, no final da manhã de sábado. A gente idealiza o que seria o senso comum. E aí se incluem valores de moral e ética que imaginamos possam ser de toda a sociedade. Ou pelo menos da maioria dela.

Para não ficarmos aqui a disparar exemplos, fiquemos com um apenas: defendemos que os poderes públicos que dependem da nossa decisão, que são eleitos por nós, tenham uma atuação minimamente correta, moral e eticamente. Donde se refere que, entre outras coisas, a livre nomeação de parentes para cargos de confiança seja execrada, extinta, acabada. E defendemos que se aprovem projetos que eliminem essa que seria uma anomalia. Afinal, o serviço prestado por um vereador – e é deles que estamos falando especificamente – não implica que empreguem familiares. Isso dá a noção, simplificadamente, que estão se servindo do público, e não servindo a ele, ao garantir um troco bem razoável para irmãos, tios, pais, etc, etc.

É isso, não é? Não é. Não é meeeesmo. Se fosse, nós não teríamos, na pesquisa interativa feita sábado, pelo programa Análise, um resultado tão parelho. De cada dois que se manifestaram livremente, por telefone ou pela internet, e foram quase 400, a metade simplesmente se disse propensa à contratação de parentes, se fosse vereador.

Geeeente! Geeenteee!!! A gente costuma responder, respaldado por pesquisa, científica ou não, que o ouvinte da CDN é esclarecido. E é mesmo. Ele tem as informações adequadas e variadas para formar a sua opinião. E no entanto, de cada dois que votaram sábado, um é favorável ao nepotismo, na prática. O que dizer então dos que não são esclarecidos e que, diz-se, são a maioria da população.

Diante do resultado, chego a supor, também, que se a interativa perguntasse se deveríamos concordar com o aumento do valor das diárias dos vereadores, se fôssemos vereadores, a resposta seria sim, devemos. É demais. É demais pra mim. Repito: estou chocado. Tudo em que acreditava, a respeito especificamente desses dois temas, foi para as cucuias.

Acho, pra finalizar, que talvez devamos reformular nossos valores. A ética, a moral públicas, definitivamente não são mais as mesmas. Aí, bem, aí, não dá pra ficar falando de corrupção e falta de ética lá em cima, ou lá no meio, ou ali do lado. Afinal, ela faz parte da gente. Ou estou, de novo, enganado?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo