JornalismoMemória

MEMÓRIA. Morre Danilo Ucha, um dos decanos do jornalismo econômico na mídia do Rio Grande do Sul

Do portal especializado Coletiva.Net, com foto de Reprodução

uchaO jornalista Danilo Ucha faleceu na madrugada desta quarta-feira, 20, aos 73 anos. De acordo com familiares, Ucha morreu em casa, enquanto dormia. Amigos, como o jornalista Fernando Albrecht, acreditam que a causa tenha sido parada cardíaca. O velório será no cemitério São Miguel e Almas e o sepultamento ocorrerá nesta quinta-feira, 21, às 11h.

Nascido em Santana do Livramento, Ucha contabilizava 50 anos de atuação no mercado. Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), iniciou como repórter no jornal de sua cidade natal, A Plateia. Na Capital, passou pelos Diários Associados (Rádio Farroupilha AM e Diário de Notícias), pelo jornal Folha da Tarde e Rádio Guaíba, TVE, jornal Zero Hora, Gazeta Mercantil e sucursal dos jornais Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, e O Estado de S. Paulo.

Ucha também foi um dos fundadores de jornais alternativos como Coojornal, Pato Macho e Mensageiro Rural. Em 1986, fundou o Jornal da Noite, que segue em circulação, especializado em arte, cultura, livros, turismo e negócios. Desde 2002, estava à frente da coluna Painel Econômico, no Jornal do Comércio, e mantinha o blog Cordeiro e Vinho, onde falava de gastronomia e culinária.

De acordo com informações do Jornal do Comércio, Ucha era diabético, hipertenso e já havia passado por cirurgia cardíaca. Ele deixa a mulher, Maria Jair Fontoura Mazei, com quem vivia desde 1964, cinco enteados, 11 netos e oito bisnetos.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Uma grande perda para o jornalismo gaúcho. Grande contribuinte para pautas pertinentes ao desenvolvimento de setores econômicos no estado. Um tipo de jornalismo necessário e cada vez mais raro nos dias de hoje, onde o sensacionalismo é prioridade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo