EducaçãoMemóriaUFSM

MEMÓRIA. Morre o professor Luiz Gonzaga Isaia, aos 89 anos. Ele é um dos que ajudaram a fundar a UFSM

Da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM, com foto do jornal A RAZÃO

gonzagaA UFSM informa com grande pesar o falecimento nesta quarta-feira (13) de um dos fundadores da instituição, o ex-professor Luiz Gonzaga Isaia. Ele faleceu aos 89 anos e seu corpo está sendo velado na capela 2 do Hospital de Caridade. Está prevista para esta quinta-feira (14), às 10h, uma missa no mesmo local. Finda a cerimônia religiosa, um comboio partirá em direção ao Cemitério Ecumênico Municipal, onde ocorrerá o enterro.

A sua militância em favor do ensino superior em Santa Maria começou antes mesmo de completar 20 anos de idade. Em seu livro UFSM – Memórias, Luiz Gonzaga Isaia relata que em 1944, na condição de aluno de um curso técnico de contabilidade no Gimnásio Santa Maria, incitou seus colegas a participar de uma campanha para criar na cidade a Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas.

Em 1948, fez parte da comissão que criou a Associação Santa-Mariense Pró-Ensino Superior (Aspes). O seu entusiasmo pela causa cresceu com a concretização de um de seus sonhos, a criação da Faculdade de Economia de Santa Maria, da qual foi diretor em 1953, na qualidade de fundador da mesma.

Ele também foi um dos responsáveis pela criação, em 1957, do parque de exposições (atual Centro de Eventos) da universidade. Um ano depois, seria um dos fundadores da Faculdade de Direito de Santa Maria, que viria a funcionar somente em 1960, mesmo ano da fundação da UFSM.

Luiz Gonzaga Isaia era considerado o braço direito de José Mariano da Rocha Filho, fundador e primeiro reitor da universidade. Junto com ele, Isaia atuou em favor da criação da Universidade de Santa Maria (USM), instituição precursora da UFSM. Em 1962, atendendo pedido de Mariano, assumiu a administração central da USM. Ele ocupou o cargo durante oito anos, período no qual foi construída a primeira etapa do campus sede da UFSM.

Isaia é também o diretor-fundador do Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Administrativas (atual Centro de Ciências Sociais e Humanas), cargo que assumiu em 1970.

Este é apenas um breve resumo da sua atuação em prol do ensino superior em Santa Maria. Luiz Gonzaga Isaia era casado com Lygia, que faleceu há nove meses. Eles tiveram dois filhos: Ricardo (já falecido) e Luiz Gonzaga Jr.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo