CongressoPolítica

PROJETO. Deputado Patriota quer que os advogados também sejam chamados de ‘doutores’ e ‘excelências’

Como curiosidade, na última segunda-feira, um dos temas principais do Sala de Debate foi justamente o tratamento especial aos advogados
Como curiosidade, na última segunda-feira, um dos temas principais do Sala de Debate foi justamente o tratamento especial aos advogados

Antes do material com as informações, uma dica: ouvir o programa “Sala de Debate”, do dia 18 passado, segunda-feira, na Rádio Antena 1, com a participação, aliás, só de operadores (atuais ou ex) do Direito, inclusive um desembargador e um magistrado.  Se quiser conferir, basta clicar AQUI.

Agora, à noticia atual. Que chega através do Espaço Vital, portal especializado em questões jurídicas. Acompanhe:

Projeto de lei para que advogados também sejam tratados como “doutores” e “excelências”

Tramita na Câmara Federal projeto de lei (nº 5.773/2016), de iniciativa do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) visando igualar o tratamento protocolar entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público.

O PL altera o artigo 6º do Estatuto da Advocacia, que passará a contar – se aprovado – com o acréscimo de um parágrafo com a seguinte redação: “aos advogados deve ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados e os membros do Ministério Público”.

O parlamentar – que é advogado – sustenta que o tema toca em um dos pontos mais sensíveis à administração da Justiça, que é a “equidade”.

A justificativa reproduz um artigo escrito pelo advogado Antonio Sólon Rudá, que defende a mudança do estatuto: “Não há falar em equidade quando o advogado é obrigado a dirigir-se aos magistrados e aos membros do MP, tratando-os por ‘vossas excelências’, ao tempo em que a ele é dispensado, quando muito, um ‘vossa senhoria’”, escreve Rudá.

Para o autor do texto, esses são pronomes de tratamento “distintos e evidenciadores de subordinação” que ferem o Estatuto da Advocacia, no ponto em que este estabelece que “não há hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público”.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Quer queiram, quer não, juiz está acima tanto do advogado quanto do promotor. Motivo é bem simples: o papel que o magistrado desempenha no processo. Rábula e representante do parquet não podem desfazer o que juiz faz, têm que recorrer a instâncias superiores.
    Segundo aspecto: dá para chamar advogados de muita coisa, doutores e excelências podem esperar sentados. Querem respeito, é melhor começar a se dar o respeito.
    Terceiro: este negócio da lei do império é balela, coisa em que os causídicos são especialistas.
    Quarto: problema não é só dos membros da Ordem, mas as corporações de ofício, os grupos de interesses profissionais, estão extrapolando na “defesa dos seus interesses”. Parecem argentinos que vereanavam em Floripa nos velhos tempos: “dá-se, dá-me, dá-me dos”.
    Exemplo mais obsceno: os rábulas pejotinhas! Supersimples: até 180 mil por ano pagando 4,5% (inclindo imposto de renda, contribuição sobre lucro líquido, Pis/Pasep, Cofins e imposto sobre serviços), progredindo até 17% para faturamento anual de três milhões e meio (arredondando). Com cento e oitenta mil por ano o sujeito ganha perto de 14 mil reais por mês, mais do que um professor com doutorado de verdade numa instituição de ensino federal. Alguém pode dizer que para ganhar é necessário trabalhar, bueno se vereador participar de reunião é “trabalhar”, empurrar burocracia no fórum também é.
    Advogados podem ser microempreendedores individuais. Sociedades de advogados podem aderir ao trem da alegria. Com um pouco de “planejamento tributário” é possível pagar muito menos tributos.
    Falta dinheiro na saúde e na educação, mas sobra subsídio para a burocracia. Este é um país que vai pra frente!

  2. Uma das coisas mais ridículas no Brasil, ainda vigentes no século XXI, é algumas classes profissionais praticamente obrigarem (durante as apresentações pessoais, em cartões de vista, placas, etc) a sociedade a chamarem de “doutores” médicos, advogados, odontólogos, e agora vendo aparecerem placas de “doutores” fisioterapeutas, e até alguns farmacêuticos a usam, sem nunca terem feito doutoramento oficial, aliás.

    Justificam que é “cultural”. Advogados dizem que vem desde as leis do tempo do Império, mas é só justificativa bizarra. Deveriam dar o exemplo e exigirem da sociedade serem chamados pelas reais formações. Não tem coisa mais linda que dizer: “médico fulano”, ao invés de “doutor fulano”? Médicos e advogados, pensem nisso.

    Ao mesmo tempo que é uma empáfia quando se autocolocam essa expressão, pois são meros graduados, não fizeram real doutorado, é uma autodesqualificação para a real profissão que exercem, pois ao vermos placas ou cartões de visita, procuramos informações acessórias. Tem OAB? Então esse “doutor” é um advogado. Tem CRM? Então esse “doutor” é um médico.

    Os conselhos profissionais deveriam cair na real, esquecer o passado e exigir que seus profissionais sejam descritos pelas reais profissionais de origem, usando-se a expressão doutor só para quem realmente merece: quem se forma num doutoramento (depois do mestrado). Aí sim teremos justiça e real posicionamento profissional. O resto é só empáfia e tradição sem sentido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo