CidadaniaPrefeitura

CENTRO. Em meio à polêmica ambiental, saiba como é o projeto de revitalização da Rio Branco

Sandra com Rasquin: o projeto que revitaliza a avenida Rio Branco

O editor deste sítio reconhece: lhe faltam elementos acerca da oportunidade ou não do corte, transferência ou poda de árvores da Avenida Rio Branco, cuja obra de revitalização já COMEÇOU. Sabe que é contra cortar árvores, como princípio. O resto, ou a exceção, se existir, a gente vê, caso a caso.

Dito isto, o fato é que pouca gente sabe como é mesmo o projeto ou do que dele resultará – embora é consenso que ficará melhor que agora. Então, como é o projeto? Pois bem, o engenheiro Júlio Rasquin, presidente do Escritório da Cidade, autarquia que elaborou a proposta, visitou nesta quinta-feira a presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Rebelato (PP).

E foi lá, ou a partir de lá, com as explicações oferecidas à comandante do parlamento, que extraí algumas (provavelmente não todas) explicações. Vale a pena, nem que seja por isso, acompanhar o relato feito pela assessoria de imprensa do Legislativo. O texto e a foto são de Lucian Ceolin. Confira:

Legislativo recebe o presidente do Escritório da Cidade

O engenheiro Julio Rasquin, presidente do Escritório da Cidade, esteve no Legislativo na manhã desta quinta-feira (03). Recepcionado pela presidente Sandra Rebelato, Rasquin falou sobre o projeto de revitalização da cidade, em especial a obra da Avenida Rio Branco, que teve início nessa semana.

A obra faz parte do programa Reviva Centro e tem como objetivo resgatar todo o Centro Histórico de Santa Maria e transformar o espaço público em um ambiente de lazer e convivência para a população.  Além da Avenida Rio Branco, o Reviva Centro, inclui outras áreas históricas como a Vila Belga e a Gare da Viação Férrea.

Melhorias contempladas no Projeto de Revitalização da Avenida Rio Branco

Calçadas: reconstituição dos passeios dos canteiros tornando-os idênticos ao original, com a utilização de pedra portuguesa. A pavimentação será alinhada e durável, o que facilitará a circulação das pessoas. Também haverá rebaixamento de calçadas junto às travessias de pedestres.

Meio-fio: Será substituído com peças novas, pré-moldadas em concreto, com 1 metro de comprimento e 30 centímetros de altura.

Acessibilidade: Serão instaladas rampas para rebaixamento das calçadas, permitindo o acesso por todas as pessoas, incluindo aquelas com mobilidade reduzida.

Mobiliário urbano: serão colocados novos bancos, porém será mantido o modelo antigo a fim de preservar a história do local.

Iluminação: a iluminação central será subterrânea e as lâmpadas serão substituídas por outras mais potentes, de 440 watts, o que tornará a Avenida mais iluminada e segura. Já a iluminação das vias laterais será readequada.

Vegetação: a paisagem será requalificada. As árvores de grande porte serão mantidas e a poda das copas elevada. Já a vegetação dos canteiros será substituída por forrações mais resistentes, que necessitam menos manutenção.

Monumentos: Os monumentos e obeliscos localizados ao longo dos canteiros serão recuperados, limpos e pintados. Também irão receber iluminação com projetores de alumínio para uso enterrado e lâmpadas de sódio.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. projetos para a av rio branco:
    segundo schirmer
    1 derrubada de arvorres
    2 utilização das mesmas para trazer industrias madeirras para santa maria eposterior queima dos restoos para transformar em carvão.
    3 segunda faze derrubada das matas dos morros para ampliar a industria.
    estamos bem de prefeito.

  2. E tem mais: quem é esse assessor de imprensa da prefeitura q fica apagando incendio com querosene? Dá uma fatia di funrebon pra ele rsrsrsrs

  3. Amigo, bem que a revitazlização poderia contemplar a derrubada dos muquifos da Rio Branco. Esquina Democrática: opinme por qui: Qual deveria ser o destino do Condomínio Galeria Rio Branco? q dele o parque da nonoai. Vamo tudo pra hannover. Essa vai ser a manchete daqui em alguns dias. Só não sei se o editor do sitio vai de novo com dinheiro da Prefeitura de novo, como foi com o valdeci. Doi a teta murcha.@Marco

  4. Novamente um menino..!

    ” Coração palpitante, respiração acelerada, que emoção caminhar pela Av. Rio Branco podendo ver novamente os belíssimos monumentos, as placas comemorativas, a poda das árvores abrindo espaços para a luz e cuidando da saúde das mesmas, espaços abertos que possibilitam leituras como aquela do jubileu de prata da medicina onde o saudoso médico e escritor Prado Veppo diz ¨ É uma glória pertencermos a cruzada que defende os territórios da vida….” nós meninos, eu e meu irmão Sérgio, Melinho (Luiz Carlos Leivas Mello), Fernando Beltrame ,Cézar Guterrez , Danton Rocha e outros meninos subíamos, no inicio da década de 60, a Av. em direção ao Colégio Santa Maria caminhando sobre as pedras portuguesas da então livre e bela Av. Rio Branco, hoje (ontem a tarde) fiz novamente este passeio, 50 anos depois, que saudade… que alegria voltar a ser um menino.
    Obrigado Júlio Rasquin, obrigado Escritório da Cidade, obrigado a tantos quantos estejam envolvidos no renascer da Av. Rio Branco. Obrigado Prefeito Cezar Schirmer por devolver a todos santamarienses a Rio Branco da nossa infância, adolescência, renascida na então maturidade.
    Venham conterrâneos, façam também este passeio !

    . OBS: Por favor cuidado av . em obras não ultrapasse as áreas de isolamento !!

  5. Mas Avenida Rio Branco não pode mais ficar como esta entra e sai governo deixa atirada ainda bem que o prefeito Schirmer vai melhorar a cara da Avenida…parabéns prefeito se meus avós fosse vivos estariam felizes com esta noticia da revitalização da avenida.

  6. Perguntas que não querem calar: o que é o Centro Histórico de Santa Maria? Que lei o oficializou? Há um perímetro específico ou é o novo nome do bairro Centro? Quais foram os critérios de sua delimitação? Quais são as regras de sua proteção?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo