CampanhaEleições 2016

CAMPANHA. Valdeci apresenta aos dirigentes lojistas proposta de criação do Escritório do Empreendedor

Por TIAGO MACHADO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa da Coligação

No encontro com empresários, Valdeci também falou do Centro de Eventos
No encontro com empresários, Valdeci também falou do Centro de Eventos

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) reuniu-se, na manhã dessa terça (30), com a direção da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) para apresentar os seus compromissos de campanha e suas propostas para retomar o desenvolvimento local. No início do café da manhã com os empresários, Valdeci destacou algumas ações realizadas na sua gestão como prefeito que beneficiaram o comércio, entre elas a reforma da Rua do Acampamento, a revitalização do Calçadão e da Rua 24 Horas e o Projeto do Shopping Popular.

O candidato da Coligação Trabalho de Verdade (PT, PCdoB e PHS) também afirmou que vai concluir a obra do Centro de Eventos, iniciativa também lançada na sua administração de prefeito. “O Centro de Eventos vai representar um aquecimento muito forte do turismo, do comércio e da economia em geral”, acrescentou.

Na sequência, Valdeci defendeu a criação, em Santa Maria, do Escritório do Empreendedor, iniciativa que já existe em Canoas e que contribuiu muito na agilização da emissão de alvarás e certidões para abertura e ampliação de negócios na cidade da Região Metropolitana. “Muitos empreendedores levam mais de um ano para abrir um negócio aqui, em função da demora na liberação de alvarás e documentos. Isso não pode continuar assim. Isso afugenta investidores. Canoas resolveu isso com o Escritório, e Santa Maria pode seguir o mesmo caminho. Desburocratização já”, ressaltou.

Outro ponto salientado no diálogo foi a segurança pública. Valdeci apresentou a proposta de criação do Policiamento Comunitário, ação já existente em diversas cidades gaúchas, como Rio Grande, Caxias e Alegrete. Também ressaltou a necessidade do próximo prefeito investir muito na qualificação da iluminação e na viabilização de novos espaços para o esporte, o lazer, a cultura e a juventude. “O Parque Itaimbé tem que se tornar o grande cartão-postal do Centro, com iluminação e segurança adequadas. O Parque da Nonai não pode mais ficar fechado ao público como está hoje. Isso é inexplicável. É preciso humanizar a cidade e fomentar a existência de espaços públicos de convivência social”, assinalou.

No final da reunião, Valdeci enfatizou a experiência pública acumulada na sua trajetória. “Depois que saí da Prefeitura, em 2008, acumulei ainda mais conhecimentos e capacidade administrativa ao ser líder do governo na Assembleia Legislativa por três anos e presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Parlamento”, concluiu.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Resposta em parte válida. Existe diferença entre empresário e executivo. O empresário, no sentido empreendedor, começa do zero. O executivo não, toca algo que já existia. O que é muito diferente, o grau de dificuldade para começar do zero é muito maior. Sem juízo de valor envolvido.
    Mas o escritório despachante municipal ainda não convenceu, existe burocracia que pode ser eliminada na prefeitura. Além disto, existem outros modelos. Blumenau em SC, por exemplo, tem a Praça do Cidadão. Todos os serviços ao público das secretarias estão disponíveis num único lugar, não existe peregrinação e nem erro de lugar. Como funciona, existe em diversos lugares. Como funciona, criaram a Praça do Empreendedor. Juntaram no mesmo espaço físico a secretária da fazenda, a junta comercial do estado, bombeiros, polícia civil, fundação de meio ambiente, viglância sanitária e SEBRAE. Não resolvem o problema interno, resolvem o problema dos clientes dos serviços.

  2. Valdeci foi o prefeito que mais chamou empresários para compor o secretariado, entre eles Paulo Ceccim, Pedro Stangherlim, Gilberto Cremonese, Reni Rubim, Vilson Serro, José Zanella.

  3. Aquecimento muito forte do turismo por causa do centro de eventos? É um piadista.
    Para resolver o problema da burocracia será criado o escritório despachante municipal? Alás, quando Canoas criou o Escritório do Empreendedor, a secretária de Desenvolvimento Econômico do município era a então tucana Simone Leite, atualmente no PP. Valdeci vai convocar um empresário para fazer as coisas funcionarem também?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo