IMPRESSA. Na coluna desta segunda, a história de sempre na “Saturnino”, escreve José Mauro Batista
Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, hoje assinada por JOSÉ MAURO BATISTA, publicada na edição desta segunda, 8 de agosto, no jornal A Razão:
![Aglomeração de jovens na Saturnino gera polêmica ano sim, ano também. Moradores reclamam de barulho (foto Deivid Dutra/A Razão)](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2016/08/praça.jpg)
Na Praça, a mesma história de sempre
O segundo semestre inicia hoje na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com o reinício das aulas, a tradicional recepção aos calouros deverá reunir, já a partir desta noite, milhares de jovens na Praça Saturnino de Brito, também conhecida como Praça do Brahma. E com a chegada dos calouros, voltam também velhos problemas: perturbação ao sossego público, consumo exagerado de álcool, brigas e até assaltos. Evidentemente que aos estudantes só se pode imputar a barulheira e a bebedeira excessiva. Mas num local onde se reúnem tantas pessoas, seria ingênuo pensar que por lá não vão aparecer batedores de carteira, ladrões de celular e assaltantes. No ano passado, no fim da festa, houve um assassinato em plena praça, fato que não teve nada a ver com a comemoração, mas que resultou da presença de outros grupos. A exemplo do ano passado, a Prefeitura apresentará na manhã de hoje um plano para coibir excessos. Os estudantes só querem comemorar. E os moradores do entorno da Praça, só querem poder dormir em silêncio. Só se espera que fatos como o do ano passado não se repitam.
UMA DÚVIDA…
A coluna papeou com candidatos à vereança e todos estão muito curiosos sobre quais pontearão em termos de votos nas urnas no dia 2 de outubro. E quais estão em condições de disputar o cobiçado posto de vereador mais votado em 2016. Afinal, nenhum dos campeões dos últimos anos está no páreo para a Câmara.
…E UMA CERTEZA
Todos sabem que a tarefa de conquistar o eleitor é árdua. O troco curto e a campanha, também mais curta, facilitam a vida daqueles que estão mais presentes na mídia. Essa é uma certeza. Independentemente de ter mandato ou não.
HÁ 10 ANOS…
A edição de 9 de agosto de 2006 do Jornal A Razão trazia a seguinte manchete: “Tolerância Zero ao crime”. O grande número de assaltos a estabelecimentos comerciais uniu delegados de 11 delegacias de Santa Maria que anunciaram um planejamento para combater a onda de crimes e violência que assolava a cidade.
… E NOS DIAS ATUAIS
…Passada uma década, o quadro só se agravou. Não se trata de crítica ao trabalho da Polícia, mas sim de uma constatação. De lá para cá, perdemos efetivos, principalmente na Brigada Militar. E o crime organizado se interiorizou.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.