JornalismoMídia

MÍDIA. Não são apenas jornais gaúchos que perdem leitores. Os grandões nacionais estão no mesmo ritmo

Folha de São Paulo, ainda o maior jornal do país em circulação, vê cair continuamente a quantidade de leitores na versão impressa
Folha de São Paulo, ainda o maior jornal do país em circulação, vê cair continuamente a quantidade de leitores na versão impressa

Na madrugada passada você leu a nota “MÍDIA. Despenca a tiragem dos jornais gaúchos. ZH foi o que mais perdeu leitores: perto de 33% em um ano” (AQUI). Que se diga: a situação não é apenas um fenômeno do Rio Grande. No Brasil inteiro, conforme a auditoria do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), os jornais, nas suas versões impressas, começam a declinar fortemente. A propósito, confira o que publica o portal especializado Coletiva.Net. A seguir:

Segundo IVC, circulação dos cinco maiores jornais do País apresenta retração

…De acordo com os dados do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) – que alterou seu nome em 2015, pois audita também o meio online –, os cinco maiores jornais do Brasil registraram retração de circulação. Na lista, estão Folha de S.Paulo, O Globo, Super Notícia e O Estado de S. Paulo.

Os impressos registraram, em média, queda de 8% a 15% em relação ao 1º semestre de 2015. A média da Folha, que possui a maior circulação impressa, caiu de 352.925 exemplares diários para 304.594 este ano. Entre os cinco, o Estadão perdeu uma posição e ficou em último, com redução da média diária de 247.605 para 210.314.

Por outro lado, a circulação destes mesmos veículos no meio digital vem apresentando crescimento a cada ano, tendo a Folha no topo da lista.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo